sábado, 24 de dezembro de 2011

ENTÃO É NATAL

Joyeux Noël à tous mes z'amis!

FELIZ NATAL,
SAUDE
PAZ
AMOR NOS CORAÇÕES.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

STIU-AP - SOBRE O RACIONAMENTO DE ENERGIA NO AMAPÁ

O racionamento anunciado em 2010 pelo STIUAP, não ocorreu naquele ano graças a um fenômeno meteorológico inusitado que proporcionou chuvas abundantes na cabeceira do rio Araguari à montante da Usina Hidrelétrica Coaracy Nunes, no município de Ferreira Gomes. Colaborando para que o Governo passado negligenciasse e não contratasse em caráter emergencial os 24 MW autorizados pela Portaria 659/2011 do MME de 22/07/2010, atendendo a Lei 12.111/09 que diz "Art. 1o As concessionárias, permissionárias e autorizadas de serviços e instalações de distribuição de energia elétrica nos denominados Sistemas Isolados deverão atender à totalidade dos seus mercados por meio de licitação, na modalidade de concorrência ou leilão, a ser realizada, direta ou indiretamente, pela Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL, de acordo com diretrizes do Ministério de Minas e Energia."

Na transição para o novo governo, sob a coordenação do atual presidente da CEA, o assunto veio à tona e observou-se a necessidade de contratar imediatamente esta energia através de geração térmica, para operação no início de outubro de 2011 a fim de evitar o racionamento. Solicitação esta reiterada na última reunião entre Sindicato dos Urbanitários do Amapá – STIU-AP e GEA em 26/01/2011, ratificada através de ofício recebido pelo Governador do Estado Camilo Capiberibe na mesma data.

A “nova” gestão da Companhia de Eletricidade do Amapá – CEA muito se vangloriou da brilhante idéia de recuperar a empresa CEA através de medidas saneadoras, com dispensa de cargos comissionados, anunciou pagamento do suprimento em dias à Eletronorte, redução de valores de contratos e redução de despesas em geral.

Poucos meses depois, veio à tona a realidade de uma empresa insolvente e com dificuldades financeiras graves, tarifa congelada pela sua inadimplência setorial, arrecadação aquém das despesas e o plano perfeito se desmoronou.

O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico - CMSE em sua ATA da 97ª Reunião Extraordinária debateu a gravidade da situação e o risco de racionamento que se apresentava no Amapá e aprovou a contratação de mais 23 MW, aquisição autorizada pela Portaria 391/2011 do MME de 01/07/2011, apresentando já um déficit total de 47 MW.

A presidência da empresa nomeou para o cargo de chefe do Setor de Licitações, à época, um cargo comissionado externo, que desconhecia a legislação do setor e mais ainda de processo licitatório, resultando no atraso do lançamento do edital de licitação e da contratação da empresa vencedora. Ressaltando que para a construção do edital foi necessário o auxílio da Eletronorte em Brasília.

Após a homologação e adjudicação do processo licitatório em agosto/2011, a contratação exigia que a empresa disponibilizasse 24 MW em 05/10/2011 e os 23 MW restantes em 05/11/2011.

Tornava-se latente o completo desconhecimento da complexidade do serviço de instalação de uma Usina Térmica por parte da gestão da empresa, por ofertar um prazo impossível de ser cumprido. E devido a todo atraso, na vontade de fazer, no lançamento da licitação e na contratação da empresa vencedora, a contratada iniciou as obras de instalação do parque gerador praticamente em setembro de 2011, partindo da terraplanagem, construção de tanques de combustível, infra-estrutura civil, transporte dos geradores em balsas de Manaus até Santana e instalações elétricas para colocar as máquinas em operação, e até hoje dia 21/12/2011 ainda não foi gerado nenhum MW para socorrer a população amapaense.

Hoje (21/12/2011), a diretoria da CEA anunciou pela manhã que estava descartada a possibilidade de racionamento, declaração esta em descompasso com o que ocorreu no horário de 20 às 22 horas, onde a população, principalmente da capital do Estado, sofreu duramente a escuridão do racionamento, com desligamentos em diversos bairros da cidade de 30 a 60 minutos em revezamento.

Daqui a pouco a culpa será do Sindicato por questionar a omissão e a negligência e da população amapaense por consumir energia, mas o GEA nunca admite que perdeu tempo e deveria ter buscado conversar com a Presidenta da República desde o início do ano, perdeu tempo precioso por cuidar das vaidades políticas e não agregar a bancada federal que sempre esteve disponível para tratar do assunto CEA.

Viver na escuridão em pleno século XXI é inadmissível e muito descaso com o povo. Principalmente num governo comandado por uma ex-Ministra de Minas e Energia que ajudou a construir e estabelecer o novo modelo do setor elétrico.

Avisos não faltaram e após o racionamento ainda temos que conviver com a decisão final sobre o futuro da CEA em meados de janeiro de 2012; torcemos pela Federalização! Depende apenas do emprenho e da vontade do governo estadual na busca de uma solução política reunindo a bancada federal junto à presidenta Dilma Rousseff.

Desejamos que todos tenhamos uma Natal de muita luz e sem falta de energia e que 2012 seja uma ano de Federalização da CEA.

ASCOM - STIU-AP

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

REGISTRO DO BLOG

Obrigado aos amigos da Embrapa-AP.
Em especial a amiga Dulcivania - Feliz Natal a todos e Boas Festas.

PRESENTE DE NATAL - PROMESSA CUMPRIDA

Prefeito sanciona plano de cargos e salários da Guarda Municipal

O prefeito Roberto Góes sancionou nesta quarta-feira, 21, a Lei que disciplina o Plano de Cargos, Carreiras e Salários da Guarda Municipal de Macapá. O texto havida passado pela Câmara de Vereadores e foi aprovado em dois turnos  no dia 6 de dezembro.

A legislação que disciplina o ordenamento da guarda foi um compromisso assumido pelo prefeito Roberto Góes desde o início da gestão. De acordo com o comandante da Guarda, Major Medeiros, a comissão que elaborou a minuta da lei foi formando por quatro membros da corporação além de representantes da Câmara de Vereadores, da Procuradoria Geral do Município e da Secretaria Municipal de Administração (Semad).

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Após derrota no plebiscito, Santarém decreta luto oficial

A Prefeitura de Santarém, maior cidade do oeste do Pará, anunciou luto oficial nesta segunda-feira (12) em decorrência da decisão dos eleitores paraenses de rejeitar a divisão do Estado. A cidade era candidata a capital do Tapajós.
A prefeita de Santarém, Maria do Carmo (PT), disse que outras cidades do Pará em que a maior parte dos votos foi a favor da criação do Tapajós e do Carajás também decretarão luto.

Em entrevista na noite deste domingo, políticos e empresários afirmaram que a derrota não é o fim do movimento separatista no Pará.
"Foi uma grande vitória política para o futuro Estado do Tapajós. Foi apenas uma etapa. Apenas adiamos nosso sonho, porque nós haveremos de conseguir a criação de nosso Estado", disse a prefeita.
O presidente do Instituto Cidadão Pró-Estado do Tapajós, Edivaldo Bernardo, professor da Ufopa (Universidade Federal do Pará), disse que, apesar da derrota, o plebiscito pode servir de "barganha" para que as regiões mais pobres consigam mais investimentos do governo.
MUDANÇA DA CAPITAL
Os líderes pró-Tapajós também anunciaram que vão propor, na Assembleia Legislativa, a transferência da capital do Pará para o centro do Estado como forma de obrigar o governo a investir nas regiões mais isoladas. Uma das cidades cogitadas é Altamira, onde está sendo construída a hidrelétrica de Belo Monte.
Os separatistas querem ainda estudar mudanças para que próximos plebiscitos ouçam apenas as regiões separatistas --e não o Estado inteiro, como ocorreu hoje. Uma das hipóteses para isso seria propor uma emenda à Constituição no Congresso.
"Foi uma disputa desigual", reclamou o presidente da frente pró-Tapajós, deputado federal Lira Maia (DEM).

FONTE - FOLHA DE SÃO PAULO

sábado, 10 de dezembro de 2011

VOTE PELO TAPAJÓS - DIGA SIM - 77

 
Os exemplos de Goiás e Mato Grosso foram muito positivos, tanto para os Estados originais como para os Estados criados. Quem por exemplo conheceu o território goiano que hoje é o Estado do Tocantins, sabe o enorme desenvolvimento da região após a emancipação, não dá nem para comparar, e o mesmo se pode dizer do Estado de Mato Grosso. 

Outra coisa, costumam exagerar os custos da emancipação, se esquecendo que a máquina pública, em se tratando de prédios, materiais, equipamentos e funcionalismo já existe, as despesas serão basicamente quase que somente na capital, para a construção das sedes dos três poderes. 

Outra coisa é claro que a arrecadação do Pará deve diminuir, mas não é tanto quanto se imagina, os gastos serão reduzidos muito mais que a receita, em conseqüência haverá na verdade um efeito positivo nas finanças do Estado do Pará. 

O efeito significativo deve acontecer na política de forma positiva, assim como negativa. 

O efeito positivo é que vai ficar mais fácil conhecer os políticos e suas "fichas", facilitando a cobrança e a fiscalização por parte da sociedade. Outro efeito positivo será o aumento da representatividade e da força política do Norte, no Congresso Nacional.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

AO MESTRE - COM CARINHO

Ao amigo LEONAI GARCIA

Os amigos
São tão raros, que se consagram.
São tão frágeis, que fortalecem.
... São tão importantes, que não se esquecem.
São tão fortes, que protegem.
São tão presentes, que participam.
São tão sagrados, que se perenizam.
São tão santos, que rezam.
São tão solidários, que esquecem de si mesmos.
São tão felizes, que fazem a fé

Os amigos
São tão responsáveis, que vivem na verdade.
São tão livres, que crêem.
São tão fiéis, que esperam.
São tão unidos, que prosperam.
São tão amigos, que doam a vida.
São tão amigos, que se eternizam.

Valeu meu mestre, colega, amigo.
Até um dia. Quando nos reencontrarmos para tomar aquele café recheado com conversas inteligentes e cheias de grande alegrias. Como neste encontro, registrado numa manhã de sábado de sol.
Meu mestre, até mais!!

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

REGISTRO DO BLOG

Meu compadre Zé Miguel - trabalhando em pról da Cultura do Estado do Amapá.

Aqui vai um   abraço dos amigos do blog a este caboclo da Amazõnia.

Sebrae e parceiros realizam Semana de Legalização em Vitória do Jari

A Semana de Legalização de Empresas acontece no Centro Comunitário de Múltiplo-Uso no município, e oferece serviços de análise documental para expedição do CNPJ, emissão dos Alvarás de Vistoria dos Bombeiros, Prefeitura, Inscrição Estadual, entre outros

Denyse Quintas

Nos dias de 5 e 6 de dezembro, o Sebrae e parceiros realizam atendimento referentes a registro e legalização de empresa e do Empreendedor Individual, no Município de Vitória do Jari. Os atendimentos acontecem no Centro Comunitário de Múltiplo-Uso, anexo à Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, das 9h às 17h.

De acordo com o gerente da Unidade de Políticas Públicas, Marcelo Bernardo, os empresários podem ainda, utilizar os serviços de consultoria empresarial e renovação de documentos empresariais.

Segundo o diretor superintendente do Sebrae, João Carlos Alvarenga, o objetivo é criar oportunidades e ambientes para os empreendedores do município saírem da informalidade, por meio do Registro e Legalização de Empresas, com incentivos importantes na redução do valor e na disponibilização da realização do processo de abertura de empresas e no registro do Empreendedor Individual.

“O Sebrae tem conhecimento das dificuldades logísticas que as instituições têm, para estarem ou se fazerem presentes em certos municípios, portanto procuramos através destas ações oportunizar as instituições a levarem seus serviços, como também permitir o acesso dos empreendedores aos mesmos”, disse o diretor do Sebrae, João Alvarenga.  

Parceiros

São parceiros na ação, o Sebrae, o Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Secretaria da Receita Estadual (SRE), Junta Comercial do Amapá (Jucap), Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Prefeitura Municipal de Vitória do Jari (PMVJ), Receita Federal do Brasil (RFB) e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Localização

Vitória do Jari está há 250 quilômetros da capital do Amapá, Macapá, o Município de Vitória do Jari é sede das comunidades Nova Conquista, Água Azul, Marapi, Aterro do Muriacá, Tuchaua, Paraguai, Marajó, Jarilândia, entre outras.

Mais informações podem ser adquiridas no Escritório Regional do Sebrae, em Laranjal do Jari, localizado na Avenida Independência, 630 – Agreste, telefone: (96) 3621-3397