quarta-feira, 12 de junho de 2013

Conselho Deliberativo da Sudam realiza reunião em Macapá


A 13° Reunião do Conselho Deliberativo (Condel) da Sudam acontece amanhã, 13/6, em Macapá. Os conselheiros vão discutir assuntos relacionados ao Fundo de Financiamento Constitucional do Norte (FNO), administrado pelo Banco da Amazônia.  Este ano o Fundo traz uma linha de financiamento específica para ciência, tecnologia e inovação. A partir da aprovação do Condel, instituições públicas e privadas poderão acessar os recursos para o setor.  
Outras questões relacionadas ao FNO serão aprovadas, entre as quais o relatório de gestão do Fundo e o plano de aplicação para 2013. O ministro da integração nacional, Fernando Bezerra Coelho, presidirá a reunião e anunciará novos investimentos no Amapá, por meio de convênios com o governo do estado e municípios. A Sudam financia, por meio do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia, um projeto de um linhão que vai levar energia de Oriximiná, no Pará, a Macapá.  
A reunião do Condel acontece dentro da programação do seminário “Desenvolvimento Regional da Amazônia”, de autoria do senador João Capiberibe. O evento vai debater questões relacionadas às perspectivas para o futuro da região, linhas de créditos para investimentos e aplicação de verbas para a área, tendo como debatedores o Ministério da Integração Nacional (MI), Sudam, Suframa e Banco da Amazônia.
O Condel é o órgão máximo de deliberação da Sudam. Presidido pelo MI, o Condel é integrado por 23 conselheiros representados pela Sudam, Banco da Amazônia, os nove governadores da Amazônia Legal, representantes das classes empresarial e de trabalhadores (comércio, indústria e agricultura), além de Prefeituras e Ministérios da Fazenda e Planejamento. O Condel realiza reuniões itinerantes pelos estados amazônicos a cada três meses. A 13° acontece às 11h30, no Teatro das Bacabeiras.

Nenhum comentário: