terça-feira, 14 de outubro de 2008

Eleições Limpas!?



CLAY SAM
4jrn

No ultimo dia 05 de outubro, mais de 200 mil brasileiros residentes em Macapá, naturais do Estado ou não, foram às urnas para exercer sua cidadania.
As eleições municipais deste ano tiveram algo de novo, a partir do momento em que se constatou um número muito abaixo de pleitos anteriores, dos cabos eleitorais fazendo a boca de urna. Uma prática ilegal de conseguir votos e combatida firmemente pelas instancias eleitorais.

Notadamente foi também o número de ocorrências policiais do tipo prisão de eleitores, de candidatos e flagrantes de compra de votos. Apenas um candidato foi indiciado pelo Tribunal Regional Eleitoral, e caso venha a ser condenado em julgamento vindouro, poderá ser punido com a perda do mandato, devido ter sido eleito.

O macapaense pareceu mesmo querer votar no candidato que conquistou sua simpatia ou naquele que tinha melhor proposta para beneficiar a sua cidade. E ao que constatamos não foi apenas um, mas dois candidatos. Visto que pela primeira vez a eleição será definida em segundo turno.

O candidato Camilo Capiberibe, do PSB, recebeu mais de 58 mil votos, seguido de Roberto Góes, do PDT, que conquistou a confiança de mais de 45 mil eleitores. ficando em segundo lugar na preferência dos macapaenses.

A próxima fase, ou melhor, o segundo turno, acontecerá no dia 26 de outubro, no horário das 8 da manhã às 5 da tarde. Será mais uma chance que o eleitor terá para participar dos destinos do município de Macapá, elegendo o seu representante para a administração municipal.
É comparecer e fortalecer o seu direito de cidadão.

Nenhum comentário: