quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

BOAS RELAÇÕES!!!?? NUNCA.

Mais uma vez explode a “bomba” entre franceses e brasileiros na fronteira do Amapá.  E mais uma vez, aquelas velhas desculpas esfarrapadas e bla bla bla, pra cá e pra lá.
A grande verdade é que nunca houve boa relação entre esses dois diferentes povos, seja no âmbito cultural, educacional e financeiro. Todo  dia existe algum caso, fato... que justifica essa afirmativa. Basta ir até o porto do Oiapoque e perguntar pra qualquer pessoa, que logo, vai dizer que existe uma dificuldade no relacionamento Brasil/Guiana.
Em que pese os esforços de parlamentares e outras autoridades e até famílias... isso é praticamente impossível estabelecer boa relação.
Do lado de lá e Europa, amigo. Um país rico por natureza, que paga para que pessoas tenham filhos, educação de qualidade, dinheiro a vontade, primeiro mundo...
Do lado de cá é Brasil. Povo sem emprego, sem dinheiro, sem educação de qualidade... Dependente total de ações do “papai” governo. Logo, há uma diferença muito grande entre esses povos.
Pra complicar mais ainda, no município de Oiapoque, falta infra estrutura, falta ações do Governo Federal e, assim como na maioria das fronteiras brasileiras,  a pobreza impera e o povo acaba nas mãos dos “gringos”, que fazem o que querem.
No Oiapoque, é fácil encontrar um policial Frances armado pelas ruas, bebendo e fazendo “arruaça”, prostituindo menores e maiores, comprando a confiança do povo... (afinal o EURO vale mais que o real).
O brasileiro trata bem o “Frances”, mas a recíproca não é verdadeira. Aqui estendemos o tapete vermelho, mas lá na Guiana o “coro come”. Mesmo com documentação em dia, somos tratados com indiferença. Senti isso na pele, em todas as cinco vezes que estive naquele País, a serviço, claro, por que jamais fincaria raiz em um lugar onde tratam mal as pessoas.
Na minha humilde opinião, o brasileiro, em especial aos que se arriscam a ir para a Guiana Francesa, devia dar mais valor em si e parar com “essa mania” de estar tentando sorte em terra estranha. Temos que amar nosso País, fazer o impossível para vencer em nosso chão e parar de se “prostituir” financeiramente para este povo da Europa.
Eles tratam mal a todos, mas o povo brasileiro trata bem os que precisam do nosso País. Basta ver o exemplo dos milhares de haitianos que se refugiaram no Brasil nos últimos dias.
Europa - pegue o seu “sujo dinheiro” e façam bom proveito – Eu, pelo menos não preciso disso para ser um “prostituto” de vocês.
Saudações Brasileiras,

Nenhum comentário: