quarta-feira, 25 de maio de 2011

OPOSIÇÃO FAZENDO BARULHO

Comissão do Legislativo apresenta denúncias à secretária de Educação
Na tarde de segunda-feira, 23, parlamentares da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa receberam a secretária de estado da Educação, Miriam Corrêa Silva, para esclarecimentos de denúncias recebidas pela Comissão. A presença da secretária foi requerida pela líder do PDT, Marilia Góes.

A falta de merenda escolar em colégios da rede estadual foi uma das denúncias que precisaram ser  esclarecidas por Miram Corrêa. De acordo com Otacília Paes, presidente do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), órgão fiscalizador, deliberativo e de assessoramento às políticas públicas educacionais, várias denúncias neste sentido chegaram ao Conselho, incluindo o caso de uma escola em que o diretor estaria cobrando R$ 1,00 de cada aluno, como coleta para aquisição da merenda escolar. O que para Otacília, é inadmissível. “O Estado recebe mensalmente recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para ser utilizado especificamente na compra de gêneros para a alimentação escolar, então não se aceita que o Governo diga que não tem recurso pra a merenda escolar”.

A secretária alegou desconhecer esses fatos e se comprometeu a apurá-los. A presidente do CAE também cobrou apoio do Governo do Estado para que o conselho tenha as mínimas condições para funcionar com eficiência, pois além de fiscalizar as escolas, também faz capacitação de cozinheiras escolares e orienta professores, alunos e pais para a manipulação correta dos alimentos.

Também foram apresentadas à secretária denúncias de assédio moral que estariam ocorrendo contra servidores da educação, incluindo manifestações de preconceito em relação à forma física das pessoas e desrespeito aos direitos dos funcionários públicos. Os parlamentares sugeriram que, para combater o assédio moral, a Secretaria de Estado da Educação desenvolva uma política de orientação aos seus servidores, explicar o que é assédio moral, como evitá-lo e quais as suas conseqüências.

No encontro a deputada Marilia Góes voltou a afirmar que seu papel de oposição continuará sendo feito com coerência e responsabilidade, no campo das idéias e não no pessoal, e todo e qualquer questionamento será sempre no intuito de melhorar o atendimento a população. Também estiveram presentes naquela reunião os parlamentares Charles Marques, Keka Cantuária, Roseli Matos, Telma Gurgel e Cristina Almeida

Nenhum comentário: