sexta-feira, 30 de maio de 2008

3JRN DÁ SHOW DE PROFISSIONALISMO

Clay Sam
3JRN


Os alunos do 3º. Semestre de Jornalismo da Faculdade Seama, deram um show a parte no primeiro dia da V Mostra Cultural, realizada na Fortaleza de São José. A equipe composta por Clay Sam, David Diogo, Elen Cortezolli, Diego Almeida, Maiara Pires, Elcio Barbosa, Camila Lobato, Flávia Dias, Karen e Lierge inovaram no modelo de fazer cobertura jornalística de um evento.
Como verdadeiros profissionais, assumiram a Inove Comunicação abastecendo de informações o site da Instituição.
Agilidade, linguagem diferenciada, versatilidade e seriedade foram pontos observados nesta grande equipe. A coordenação ficou por conta da Profa. Dione Amaral, que repassava aos acadêmicos informações técnicas e com um meigo sorriso demonstrava satisfação com a atividade desenvolvida pelos seus acadêmicos. São futuros jornalistas sentindo na pele o dia a dia dos profissionais da notícia. Uma aula prática para ninguém esquecer.

UNIFAP CONFIRMA VESTIBULAR PARA O CURSO DE MEDICINA

Clay Sam

A Universidade Federal do Amapá, através de sua Reitoria, confirmou para o próximo vestibular provas para ingresso em Medicina. A inclusão do curso na Unifap parece acabar com um longo período de espera por parte de alunos do ensino médio e de profissionais que acabaram cursando outras áreas por falta do mesmo na instituição.
A data das inscrições ainda não foi divulgada, mas pelos rumores nos corredores das faculdades particulares a lista de inscritos será grande. Vamos esperar e conferir.

terça-feira, 27 de maio de 2008

CONTAGEM REGRESSIVA PARA A GRANDE FESTA

Tudo pronto para mais uma grande festa em homenagem a cidade de Macapá e seus 250 anos. A Mostra Cultural da Faculdade Seama acontecerá nos dias 29 e 30 deste mês, na quinta e sexta feira. O local escolhido para a realização do evento foi a Fortaleza de São José, a primeira maravilha do Brasil.
Aproveite para fazer um programa diferente, leve sua familia e amigos para conhecer um pouco mais sobre nossa Capital.
mais informações no site da Instituição www.seama.edu.br

segunda-feira, 26 de maio de 2008

CLAY SAM
TALENTO E MÚSICA



A Associação dos Vigienses Radicados no Amapá-AVRA, estará realizando no dia 14/06, sábado, as 22:00h, O baile dos Namorados, com show ao vivo com o cantor Clay Sam e sua banda. Muita música romântica e fortes emoções estão reservadas para o público

ZÉ MIGUEL PELO NORTE

Meu compadre e amigo Zé Miguel, acaba de apresentar ao povo de Roraima seu incomparável DVD. Aliás, este já está a venda na Banca do Dorimar e com vendas em alta, uma excelente opção para presentear no dia dos namorados.
Aqui da redação a equipe manda abraços e toda a energia positiva em sua carreira.
Afinal de contas, o Zé Miguel merece.

MARCELO DIAS LANÇA CD AMAZÔNIA POP NO BACABEIRAS

Clay Sam
3JRN

O cantor e compositor Macelo Dias lança o seu segundo CD "AMAZÔNIA É POP", nesta Quinta Feira, dia 29, as 21:00, no Teatro das Bacabeiras.
Papa chibé de nascimento, mas amapaense por opção, Marcelo Dias apresenta em seu segundo trabalho uma seleção de canções que falam da Amazônia, mas com um arranjo diferente e inovador. A mistura de sons da floresta com as guitarras de Cleversom Baia, dão um toque "pop" ao bom e velho som tucujú.
Ouvi o Cd e gostei muito. É mais uma grande obra musical para ser valorizada e levada aos quatro cantos do mundo.
Os ingressos do show serão vendidos na portaria do Teatro e Banca do Dorimar.
O valor é bom nem falar, afinal coisa boa não tem preço.
Boa Sorte Marcelo Dias.

O NOVOS NÚMEROS DA AIDS NO AMAPÁ

Clay Sam

O número de pessoas infectados pelo vírus HIV, a AIDS como é mais conhecida continua crescendo em todo o Estado do Amapá. O alerta vem da coordenadoria do DST/AIDS no Estado, Setor Público que é responsável pelas inúmeras campanhas de prevenção e diagnóstico da doença.
No período de Janeiro a Maio de 2008 já são 21 ações preventivas, este é o nome dado pelo órgão aos casos detectados e comprovados após rigorosos exames. Entre 1988 e 2008, já foram 590 casos tratados. As maiores incidências de contaminação com o vírus HIV vem ocorrendo na faixa etária de 13 a 19 anos, principalmente nas áreas de periferia da Capital e nos municípios de Oiapoque, Laranjal do Jarí e Santana.
Para a coordenadora do DST/AIDS, Maria da Rocha Assunção, “é necessário que haja um esforço conjunto da sociedade, de pais de alunos, escolas, professores, a imprensa, a comunidade em geral para se obter uma conscientização contra a Aids”.
Desde o ano passado, as campanhas de prevenção ganharam um reforço a mais. Trata-se da Pastoral da AIDS, um braço da igreja católica, que através de orações, palestras e apoio espiritual a portadores do vírus e familiares. cumpri com o seu papel social.
Com a implantação da pastoral a Igreja passa a ter um papel muito importante, inicialmente como formadora de opinião entre seus seguidores e mais tarde, como meio de informação sobre as causas e perigos de contaminação com o vírus HIV.
Os contra pontos entre a Igreja Católica e a Sociedade Civil, com relação ao uso da camisinha, não é um obstáculo para a união destes dois setores da sociedade.
Para o Padre Castreze, que entre suas atribuições religiosas também desempenha a função líder da Pastoral e Maria Assunção, Coordenadora do DST-AP, a informação e conscientização dos cidadãos pode ser o elo de ligação nesta missão. “É preciso a união de qualquer grupo, raça, crença ou etnia. É necessário o esclarecimento e o entendimento sobre os graves riscos de ser contaminado”.
Desta vez a própria Igreja Católica, tão radial em suas opiniões, parece ceder um pouco em benefício da existência da humanidade. A AIDS passa a ser um problema de todos a começar no lar, com a família, na escola, na rua e principalmente na relação com o próximo. A Sociedade precisa estar mais engajada com relação a proteção e acima de tudo na valorização da vida.

MACAPÁ CIDADE PLANEJADA?!

Clay sam
3JRN
Os acadêmicos da turma 5JRT, do Curso de Jornalismo da Facudade Seama, estarão apresentando no dia 11 de Junho, as 19:00h, no salão de atos da Instituição, um Vídeo Documentário que retrata o crescimento populacional da Cidade de Macapá nos últimos 20 anos.
Todo o material coletado para a produção é oriundo de dados estatísticos fornecidos pelo IBGE e estudiosos do assunto. A proposta do documentário é criar uma reflexão nos munícipes sobre os efeitos sociais, culturais e estrturais de um crescimento desordenado.
O Video Documentário foi produzido com recursos próprios e coincide com a abertura das incrições do DOC TV 2008.

sexta-feira, 16 de maio de 2008

DESMASSIFICAÇÃO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO

DESMASSIFICAÇÃO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO

Clay Sam – acadêmico de Jornalismo

Nesta semana resolvi dar uma arrumada em minha estante, que por sinal estava precisando, mas você deve imaginar como é esta vida de cantor, músico, compositor, produtor, jornalista, editor, ufa! E ainda tenho que dar atenção especial aos comentários da minha filha Tainá. Bom vamos lá, como estava dizendo ao arrumar, acabei encontrando um cordel, um daqueles livrinhos escrito por contadores de histórias, mas que obedece a metodologia de ser versificado. O assunto deste, em particular, era sobre uma família que se reunia no inicio da noite para contar histórias, falar das coisas boas e cantar algumas cantigas tipicamente regionais. Então lembrei dos tempos idos, em que as opiniões eram massificadas, a figura patriarcal, as famílias tradicionais que sustentavam o nome de seus antecessores e mantinham vivas as tradições, os costumes, as crenças e até o modo de vida. Ou seja, a opinião do chefe de família mantinha uma autoridade capaz de perpetuar por longas gerações.
Na década de oitenta, época em que vivi minha juventude, lembro-me de grandes líderes, Lula, Brizola, João Paulo II, de grandes ídolos, Madonna, Michael Jackson; os grandes movimentos, Diretas Já, Campanha da Fraternidade.... Estes exemplos nada mais eram do que o resultado de uma opinião que se massificava no mundo. Poucos canais de comunicação, com poucas opiniões adversas.
No mundo contemporâneo, com o surgimento das grandes evoluções tecnológicas, os meios de comunicação, passam a influenciar diretamente em nossas vidas, os acessos cada vez mais fáceis as informações, o individualismo a esses acessos. O homem não conhece mais o outro, fecham-se em seus apartamentos, condomínios; as cercas não só separam os quintais, como também separam o individuo de seu relacionamento com o próximo, passa a desaparecer a figura do médico da família, que conhecia gerações inteiras, o professor que acompanhava o andamento do aluno, o vendedor de leite, o padeiro. Hoje não sabemos quem mora em nossa rua, no bairro, nos tornamos figuras virtuais, passamos a comprar virtualmente, nossas contas, salários, investimentos, escolhemos a namorada/namorado/esposa/esposo, via net, o perfume é apresentado não mais pelo aroma, mas pela fórmula que é fabricado (de breu, pripioca, andiroba..). Dentro de um lar, uma mesma notícia, tem várias interpretações, por que são vistas em canais de comunicações diferentes, em cada cômodo da casa, um membro da família tem acesso a diferentes meios, através da internet, da TV a cabo, do jornal, do rádio,... Estes variados meios formam opiniões diferentes, é a partir daí que também deixam de existir grandes movimentos de protestos, de mobilizações por causas sociais, por melhorias de vida, por bons salários, deixam de existir os grandes líderes(Tancredo, Lula, Chico Mendes..), , os grandes ídolos(Elvis, Chaplin, Madonna...), os grandes mestres (Gadhin, Luter king, João Paulo II...) os heróis da grande massa (Patrulheiro rodoviário, Superman, Batman...), cada pessoa tem seu herói, sua escolha, sua justificativa, seu entendimento..
As manifestações de grande massa desaparecem porque quando surgem, no dia seguinte as rádios e televisões dão diferentes versões do ato: Um canal de TV noticia que o movimento é de cunho político partidário, um site local afirma que o político tal é o culpado, outra emissora de rádio dá razão aos manifestantes, dizendo que é legítimo tal manifestação. Em suma, o resultado do protesto vira um fracasso, tudo pelo fato de não haver uma massificação dos reais objetivos, não ter sido formado uma única opinião a respeito do ato. Houve uma divisão de informações, entendimentos, raciocínios, análises diferentes do mesmo episódio. As pessoas passam a se desconhecer, não falar a mesma língua, enfraquecem quando é preciso unir forças..
O LOUCO TRÂNSITO DE MACAPÁ

A frota de veículos circulando na cidade já passa dos 75 mil, sem uma estrutura viária adequada para suportar esta demanda.

Clay Sam
Acadêmico de Jornalismo


Bicicletas, carrinhos de ambulantes, motos, motos com reboque, carroças, algumas engenhocas, pedestres e carros, carros, carros e mais carros....
Os números são impressionantes: a frota geral de veículos circulando na cidade de Macapá chega a 75.392. São aproximadamente 689 veículos que são cadastrados mensalmente no sistema Detran. A informação vem da Divisão de operações do órgão.
Em determinadas residências existem até 04 automóveis. Este número só chega a ser comparado a capital Federal, onde o número fica em torno de 5 por morador. E aí vem as inquietações:
O sistema viário da cidade é compatível para o tráfego destes automóveis? Uma vez que as ruas não estão em boas condições de uso. E o expressivo número de acidentes de transito em Macapá, pode está ligado ao aumento da frota de veículos automotivos?
E o que pensam os profissionais do volante?
O taxista José Emano, que há 25 anos trabalha na praça, como ele mesmo diz, afirma que anos atrás, trafegar pelas largas ruas de Macapá, era bem diferente. Hoje, segundo ele, a impressão que se tem, é que as ruas encolheram.
A principal via de ligação do centro com a zona norte, vive diariamente engarrafamentos. Pois com o alargamento da rodovia Tancredo Neves e o fechamento da via opcional paralela a Ponte Sérgio Arruda, resultou num efeito funil. Só pra se ter uma idéia, em horário de picos: as sete da manhã, meio dia e dezoito horas, por aqui chegam a passar em média 40 carros por minuto. O detalhe é que a parte mais larga da rodovia mede cerca de 40 metros, enquanto que a ponte tem apenas 12 metros de largura
Neste ano a Prefeitura de Macapá, esteve reunida para debater sobre o plano diretor da cidade. Durante vários dias, entidades civis, militares, classe estudantil, conselhos comunitários, dentre outros, discutiram novas perspectivas para melhorar nossa capital.
Atualmente, vários locais, encontram-se como verdadeiros canteiros de obras, desvios improvisados, vias secundárias sem sinalização. Seria este o primeiro passo para a melhoria da malha viária na capital?
Enquanto não se tem a solução imediata do problema, a população vai dando seu jeitinho brasileiro de conviver com esta situação.
As vezes de maneira perigosa, outras vezes ironizando o trágico, depositando votos e pensamentos positivos nos projetos dos cidadãos que dirigem nossos destinos e como dizia o poeta: Tocando em frente.

quarta-feira, 14 de maio de 2008

PROCURANDO NOVA TAINÁ

Termina no próximo dia 20 de maio, o prazo para as inscrições para protagonista do filme Taina´3. Os pré-requisitos são: Uma menina com características indígenas, que tenha de 6 a 8 anos. as incrições devem ser feitas pelo site www.tainá.com.br . Lá você terá todas as informações necessárias, mas é bom ter em pen driver 03 fotos da criança, uma do rosto de frente, outra de perfil e de corpo inteiro. A criança não deve estar fantasiada ou maquiada e , sim, com a aaparência o mais natural possível.
Esperamos que uma amapaense seja a escolhida.
Sucesso aos produtores e boa sorte as inscritas.

GOL LINHAS AÉREAS COMEMORA ANIVERSÁRIO E APOSTA NO FUTURO

A Empresa completa seu primeiro ciclo de sete anos e confirma liderança absoluta no mercado de transporte aéreo.

Clay Sam
3JRN1 –
cjabreu@seama.edu.br


Em meio a crise aérea em que o País viveu nos últimos tempos, a Gol Linhas Aéreas Inteligentes parece não ter se abatido e comemora sete anos de atuação anunciando investimentos em sua infra-estrutura e apostando em novas tecnologias e capacitação de seus colaboradores, confirmando sua posição como uma das mais admiradas e bem-sucedidas iniciativas empresariais do Brasil.

Os números impressionam: são 60 destinos, 75 milhões de passageiros e 79 aeronaves, causando uma verdadeira revolução no transporte aéreo brasileiro em um breve espaço de tempo. Tudo isso liderado por Constantino de Oliveira Junior, um jovem empresário, que além de administrar duas marcas tão distintas como a Varig e Gol, ainda sobra tempo para praticar exercícios físicos, curtir boa música e um cinema no fim de semana. Um executivo tão surpreendente quanto a empresa que administra.


VARIG

No ano passado a Gol apostou em um investimento ousado. Comprou a Varig, que estava falida, com muitas dívidas e sem credibilidade no mercado. A aquisição foi em desafio há mais para Constatino e sua equipe, que tiveram que se adaptar a um público diferente, que estava atrás de serviços premium, aqueles oferecidos pelas grandes empresas. “Precisamos fazer mais e de maneira diferente, no atendimento, no serviço internacional... por mais que nosso pessoal já tivesse experiência, tivemos que nos ajustar às exigências”, comenta Constantino.


O ACIDENTE

A empresa também passou por turbulência no ano passado, quando um acidente aéreo vitimou dezenas de pessoas. Segundo o Presidente da Gol, foi colocada a disposição uma equipe muito grande, mobilizada para suprir as necessidades dos familiares e atender a sociedade quanto as informações de competência da administração. Constantino declara que “houve um esforço muito grande não só meu, mas também de uma equipe enorme de colaboradores... houve sim, uma entrega, uma dedicação muito forte por parte da companhia e fizemos tudo da melhor maneira possível”


A EMPRESA

A Gol saltou de 9 mil funcionários no final de 2006 para quase 15 mil em dezembro de 2007, ainda em 2004, abriu ações da companhia no mercado de capitais da bolsa de Nova York. Quanto a Varig, esta só operava em Frankfurt, agora foi aberta bases em Paris, Madri e Cidade do México. O fato curioso é que essas ampliações foram feitas exatamente em meio a crise aérea brasileira.


O FUTURO

Para Constantino a expectativa é que 2008 seja um ano de transição. O momento em que a Gol e Varig vão consolidar seu modelo de negócio e também o ano da volta da normalidade ao setor aéreo. Com as empresas olhando o setor aéreo com mais tranqüilidade. “assim conseguiremos contribuir mais para a sociedade, prestando um bom serviço, atendendo melhor a comunidade e ampliando os destinos servidos” concluiu Constatino.

terça-feira, 13 de maio de 2008

CLAY SAM E NIVITO GUEDES - UMA DUPLA QUE VALE OURO

Os cantores Clay Sam e Nivito Guedes, estiveram animando o baile em homenagem ao Dia das Mães da ACIA, Associação Comercial e Industrial do Amapá, realizado no sábado, no belo clube da Domestilar. A noite tão animada que os empresários Greomar (Top Car) e Marquinhos (Palácio dos Esportes), resolveram extender o show até seu terreno particular, uma bonita chácara no bairro do Zerão.
A dupla não deixou por menos e mandou ver, tocando todos estilos musicais nacionais e internacionais. Quem esteve por lá para curtir mais um pouco da festa foi o Deputado Federal Jurandil Juarez, que entre um papo aqui e outro lá, mandou essa no palco: " Essa dupla vale ouro, o Amapá está de parabéns por ter artistas deste nível, que não deixam a desejar em nada".
A próxima apresentação de Clay Sam e Nivito Gudes está marcada para o dia 25 de Maio. O local será divulgado neste blog.

Serviço: CLAY SAM E NIVITO GUEDES
MÚSICA AO VIVO, SOM MECÂNICO COM DJ, SONORIZAÇÃO DE EVENTOS EM GERAL, GRAVAÇÃO DE JINGLES, PROGRAMAS INSTITUCIONAIS E PRODUÇÕES DE SHOWS.
CONTATOS; 9964-2946 OU 9976-4906

A CIDADE QUE PEDE SOCORRO.

Capital Morena, Cidade Jóia da Amazônia, Gata Morena, Capital do Meio do Mundo... estes e outros títulos ja foram atribuidos a cidade Macapá. Tempos bons que deixam saudades e ao mesmo tempo nos provoca revolta, poque amamos esta terra e defendemos nosso chão. Algo que não vem sendo feito pelo poder público municipal que administra a capital. Por sinal é "administrada" por um macapaense.
Macapá se transformou numcampo de provas, que poucos exércitos no mundo se arriscariam a fazer treinamentos. Os BURACOS, antes só relatados em escândalos financeiros, desvio de verbas, etc. Hoje são vistos a olho nú em toda a cidade. Quem mora na Zona Norte de Macapá precisa conviver diariamente com milhares de buracos, desvio de tráfego e engarrafamento.
A Rua Mato Grosso, no Pacoval, está há mais de um ano em estado crítico de tráfico. Uma obra assinada pela Caesa, até o momento não foi concluída, a avenida Piauí está isolada, a Rio Grande do Norte cheia de paus e crateras, e por ai vai...
As terças e quintas feiras, com a atividade da feira do pacoval, aquele perímetro próximo a ponte Sérgio Arruda, se transforma em um grande engarramento que deixa qualquer São Paulo para traz.
O ano é propício para novos rumos, nova administração, novas i´deias. Mas o que quero para Macapá é acima de tudo é RESPEITO.

sexta-feira, 9 de maio de 2008

OLÁ AMIGOS,
ESTE É O BLOG DO CLAY SAM.
A PARTIR DE AGORA, ESTAMOS ABRINDO UM CANAL DE DIÁLOGO, ATRAVÉS DO QUAL IREMOS DE UMA FORMA DIRETA E OBJETIVA, BUSCAR CONTATO AMIGO E VERDADEIRO, TENDO COMO PONTO DE PARTIDA, A INFORMAÇÃO DOQUE ESTÁ ACONTECENDO NO BRASIL E NO MUNDO. EM ESPECIAL AO ESTADO ONDE MORO,
O AMAPÁ. COM UMA VISÃO DESTACADA PARA MINHA CIDADE MACAPÁ.
CONTO COM A COLABORAÇÃO DE VOCÊS, QUE ATRAVÉS DE ACESSOS, POSSAM CONTRIBUIR COM SUGESTÕES E ENVIO DE MATERIAIS.
UM ABRAÇO A TODOS.
SEJAM BEM VINDOS...