terça-feira, 17 de junho de 2008

SÓ OS FORTES SOBREVIVERÃO



A frase está mais atual do que nunca. Em 2006, mais precisamente no inicio do ano, nossa turma era composta por aproximadamente cinqüenta colegas. No final do 2º. Semestre não passava de 30 e até o momento somos apenas 12.
Isso nos faz refletir sobre a responsabilidade que é cursar o ensino superior e mais ainda, o de escolher uma área tão complexa como é a Comunicação Social.
Quem imaginava que ser jornalista era apenas aparecer na TV e falar no Rádio se enganou muito e acabou desistindo do sonho.
Ser jornalista é ter responsabilidade social, ter princípios éticos, ser bem informado, ter raciocínio rápido e contundente, ler de tudo e, sobretudo abrir mão de algumas coisas, como o chopp no fim de semana, a balada do sábado, a viagem pro interior, e por aí.
Por enquanto 12 guerreiros ainda fazem parte desta empreitada e espero que sejam exatamente os tipos de profissional que o mercado tanto espera aqui fora.
Daqui vai meu abraço a David Diogo, Elcio Barbosa, Camila Lobato, Elem Cortezolli, Karem, Flavia Dias, Diego Almeida, Plácido Assis, Graziela, Lierge, Carla, Leandro e este colunista. O time dos fortes que até aqui sobreviveram.

SESI PREPARA SUA COLÔNIA DE FÉRIAS



O SESI realiza no período de 07 a 18 de julho sua Colônia de Férias.
As inscrições estão abertas até o dia 05 de julho.
O Serviço Social da Indústria (SESI) em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Amapá (FIEAP) estará realizando no período de 07 a 8 de julho, das 8h às 12h, nas dependências do Centro de AtividadesHomero Charles Platon - SESI, a Colônia de Férias SESI 2008. Destinada a crianças na faixa etária de 05 a 13 anos, o Projeto será desenvolvido através de brincadeiras, banho de piscina, atividades aquáticas, oficinas de pintura e criatividade, atividades esportivas,excursões, pernoite e exibição de filmes, entre outras atividades.
A meta é atender 200 crianças, entre filhos de trabalhadores da indústria, alunos da Escola Visconde de Mauá e crianças da comunidade. As inscrições podem ser feitas até o dia 05 de julho, na sala da Unidadede Lazer do SESI.
Informações podem ser obtidas pelos fones: 3084-8801/3084-8807 e 3084-8820.

sexta-feira, 13 de junho de 2008

VIGIENSES FESTEJAM DIA DOS NAMORADOS



Um baile com muita música romântica e fortes emoções.
É assim que a AVRA-Associação dos Vigienses Radicados no Amapá vai comemorar o Dia dos Namorados.
O evento ocorrerá neste sábado, dia 14, a partir das 22:00h, em seu salão de eventos que fica atrás da Escola Alexandre Vaz Tavares.
O show musical ficará por conta do Cantor Clay Sam e Rômulo Brad Pit nos teclados.
Confira mais um evento de sucesso com Clay Sam.

A cidade que eu não quero assim




Clay Sam

De repente me pergunto: O que aconteceu com Macapá? De alguns tempos pra cá parece que estamos sendo bombardeado por uma chuva de problemas que passavam muito além de nossos pensamentos.

Primeiro foi o trânsito que enlouqueceu, os acidentes tomaram das páginas de noticiários, as ruas foram tomadas por buracos, beira-rio interditada, faltou merenda nas escolas da rede pública, greve de ônibus, greve de enfermeiros, greve da educação, obras inacabadas que tumultuam o trânsito, enchente no centro, despejo de famílias no alvorada...

Esta não é a cidade que escolhi para morar, criar meus filhos e transformar meus sonhos em realidade. Esta Macapá está muito a quem daquela que outrora costumava passear pela orla, tomar um chopp a beira do Amazonas, comia um camarão na fazendinha ou mesmo ficava admirando o por do sol, que sumia por trás do Marco Zero do Equador.

Aliás o monumento parece ser um intruso em meio a grande invasão que se instalou ali na linha imaginária. O meu receio é que invadam também a área da Fortaleza, a Lagoa dos Índios, a Igreja de São José, ou ainda os cemitérios que estão no centro da cidade.

Os problemas estão aí, são fatos, não espetacularização da Imprensa ou conversa fiada. Diariamente reclamações chegam aos programas de rádios e Tvs locais.
O que antes era entre linhas, agora é público. E por falar em público, os promotores da cidadania não tomam nenhuma providência, não reagem ao caos que se implantou na cidade. Ficam trancados em seus gabinetes no ar condicionado e não tomam nenhuma atitude. Alguns setores da sociedade civil organizada também parecem ser coniventes com a situação, pois acabam provocando mais turbulência.

Como não bastasse a falta de ônibus circulando, o sindicato da classe ainda realiza paralisação, deixando milhares de cidadãos a pés. Outro exemplo é na saúde, o sindicato de enfermagem paralisa o pronto Socorro Infantil e põe culpa no Governo.

Enquanto não são apresentadas alternativas o povo clama por melhorias e chegamos a uma conclusão de que em Macapá definitivamente não estão sendo respeitados os direitos do cidadão.

terça-feira, 10 de junho de 2008

E LÁ VAI MAIS UM SEMESTRE


Apostilas, aulas, trânsito, atraso, cópias, livros, correria, pesquisa, digitação, apresentação e avaliação.
Ufa! Já estava na hora, e agora que tal umas boas merecidas férias pra colocar os neurônios em repouso?
Foram quase cinco meses de intensa malhação em busca de conhecimento científico e aprendizado com ilustres professores que se propõe a dividir um pouco de seus conhecimentos teóricos e a experiência de suas vidas acadêmicas na busca de uma boa formação profissional de seus alunos.

Neste semestre, tivemos excelentes professores distribuídos em seis matérias, mas algo me chamou a atenção em um desses mestres. Trata-se da metodologia utilizada em Redação Jornalística I, pela professora Dione Amaral. A sua maneira de conduzir as aulas, sua garra e preocupação em repassar o melhor de si para seus acadêmicos, foram pontos chaves para um bom aprendizado.

A mostra cultural foi um exemplo de sua participação ativa como professora e também como uma colega de redação. O estande da 3JRN foi transformado em uma redação. Após a apuração da noticia imediatamente iniciava a edição da matéria e logo já estava postado no site da Faculdade. Sempre sob a supervisão atenta da Professora que não se furtava em dar um toque a mais nas noticias colhidas.

Acredito que após este semestre, muitos colegas da turma de jornalismo, deverão sentir mudanças significativas em seu modo de ler um jornal ou de escrever um simples texto ou uma matéria produzida.

São exemplos como este que acabo de relatar, que fazem com que busquemos a nossa profissionalização e também de nossos colegas que ainda não tem formação e que estão no mercado. Um aperfeiçoamento no modo de fazer jornalismo escrito, a responsabilidade, a forma de colher uma notícia, a maneira de como escrever e repassar esta notícia ao nosso leitor.

Outros semestres ainda virão e que junto deles estejam professores que a exemplo de Dione Amaral, Aldenor Benjamim, Carlos Magno e Luciano Magnus, também deixem sua parcela de contribuição na nossa formação profissional.

ARRASTA PÉ DO SEAMA ESTÁ CONFIRMADO

O tradicional Forrozão da Faculdade Seama vai acontecer no próximo dia 21 deste mês, na área da AABB (Associação Atlética Banco do Brasil), a partir das 19h.
Consta na programação a apresentação de grupos folclóricos, música ao vivo e muita comida típica.
A equipe do blog deverá estar presente para fazer a cobertura do evento e posteriormente você verá em fotos e matérias o que rolou por lá.

terça-feira, 3 de junho de 2008

Os acordos começam a surgir

Com a aproximação da data máxima para a realização das convenções municipais, os partidos políticos começam a desenhar um novo, mas não tão inesperado cenário na política local.
As muitas candidaturas que surgiram desde o inicio do ano, estão caindo como folhas das mangueiras na Praça Barão, ou simplesmente pereceram fogo de palha.
Caciques já estão tomando cafezinho na calada da noite e café completo pela manhã, para divulgarem seus acordos e desistências na caminhada rumo ao trono ocupado por João Henrique.
O primeiro foi o Deputado Federal Davi Alcolumbre, que fez igual a uma criança quando aprende a andar de bicicleta, mal deu suas primeiras pedaladas na política e já queria apostar corrida.
Davi que chegou a anunciar em alto e bom som através do programa Edinho Duarte Comunica, na Radio 101 Fm, que era candidato a prefeito e que tinha o apoio de mais ou menos sete partidos locais. Na verdade, o próprio DEM, seu partido, foi o primeiro a demonstrar opinião contrária a sua candidatura e nesta terça-feira num café da manhã num hotel da cidade, anunciou sua desistência e aproveitou para manifestar seu apoio ao candidato do PDT, o Deputado Estadual Roberto Góes.
O que se percebe é que as chuvas de candidatos não passavam de manobras para dar um aperto em RG, a fim de barganhar algumas Secretarias na sua Administração.
Os analistas de plantão ainda estão prevendo pelo menos mais três desistências. Afinal de contas a esta altura do campeonato ninguém quer ficar de fora do time que está mais cotado a ser campeão. E olha que RH entende de esporte, é amigo do técnico Dunga e afirma que sabe armar um bom ataque..

segunda-feira, 2 de junho de 2008

E O VERÃO VEM AÍ


Clay Sam
3JRN

Mês de Julho chegando e mais um Macapá Verão a vista. Começa tudo de novo: Limpar o balneário da Fazendinha, pintar as barracas, arrumar os brinquedos, tapar os buracos da JK e claro, receberem as propostas dos artistas.
Estas são atribuições conferidas a Prefeitura de Macapá, que ano passado deixou muito a desejar. Primeiro foram os balneários que estavam sem infra para realização de qualquer evento e depois foi com relação as atrações locais contratadas. Há quem afirme que até p momento não recebeu seu cachê referente as apresentações no Macapá Verão.
A Coordenadoria de Cultura deve ficar um pouco mais atenta a este tipo de problema, sob pena de enfraquecer a campanha de seu candidato a prefeito João Trajano. Pelo menos o cachê dos artistas poderia ser pago integralmente, pois a choradeira quanto ao valor já começou. Quem propôs R$ 1.000 (mil reais), só vai receber R$ 400 (quatrocentos reais). Igualzinho ao preço que a Beija-Flor cobrou no ultimo carnaval.
Comunidade impõe respeito, bate no peito eu Tucujú.