segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Após derrota no plebiscito, Santarém decreta luto oficial

A Prefeitura de Santarém, maior cidade do oeste do Pará, anunciou luto oficial nesta segunda-feira (12) em decorrência da decisão dos eleitores paraenses de rejeitar a divisão do Estado. A cidade era candidata a capital do Tapajós.
A prefeita de Santarém, Maria do Carmo (PT), disse que outras cidades do Pará em que a maior parte dos votos foi a favor da criação do Tapajós e do Carajás também decretarão luto.

Em entrevista na noite deste domingo, políticos e empresários afirmaram que a derrota não é o fim do movimento separatista no Pará.
"Foi uma grande vitória política para o futuro Estado do Tapajós. Foi apenas uma etapa. Apenas adiamos nosso sonho, porque nós haveremos de conseguir a criação de nosso Estado", disse a prefeita.
O presidente do Instituto Cidadão Pró-Estado do Tapajós, Edivaldo Bernardo, professor da Ufopa (Universidade Federal do Pará), disse que, apesar da derrota, o plebiscito pode servir de "barganha" para que as regiões mais pobres consigam mais investimentos do governo.
MUDANÇA DA CAPITAL
Os líderes pró-Tapajós também anunciaram que vão propor, na Assembleia Legislativa, a transferência da capital do Pará para o centro do Estado como forma de obrigar o governo a investir nas regiões mais isoladas. Uma das cidades cogitadas é Altamira, onde está sendo construída a hidrelétrica de Belo Monte.
Os separatistas querem ainda estudar mudanças para que próximos plebiscitos ouçam apenas as regiões separatistas --e não o Estado inteiro, como ocorreu hoje. Uma das hipóteses para isso seria propor uma emenda à Constituição no Congresso.
"Foi uma disputa desigual", reclamou o presidente da frente pró-Tapajós, deputado federal Lira Maia (DEM).

FONTE - FOLHA DE SÃO PAULO

Nenhum comentário: