segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Minha Homenagem


Embora um dia após o “Dia Oficial” (22 de Novembro), aproveito aqui, para prestar minhas homenagens a todos os profissionais da música mundial. Sim, porque não existe nenhuma profissão que tenha uma linguagem, sem a necessidade de se aprender outra técnica ou idioma. O sol maior que toco no meu teclado aqui no Amapá, é a mesma posição que um japonês soa lá nos Emirados Árabes, por exemplo. É isso aí, é a única profissão que Gregos e Troianos poderiam desenvolver juntos, pois não há diferença alguma de raça, cor, credo, nacionalidade....
Pena que, em nosso Estado, digo Amapá, ainda passamos por esta data com um sentimento de protesto e não de comemoração. Vou citar alguns motivos que justificam minha afirmação:
- Até o presente momento, a “famosa” lei da cultura, nunca funcionou, não serviu para valorizar um projeto musical sequer. Os músicos continuam na velha batalha do pires na mão e sempre que procuram uma empresa para uma parceria, quando não recém uma negativa, o empresário usa o argumento de “Vou te dar uma ajuda”, como se sua empresa não obtivesse lucros com a divulgação da sua marca.

- A Secretaria de Cultura continua com sua política de “panelinha” e não amplia ou melhor, não divide sua fatia de financiamento para os demais estilos musicais, ficando sempre o “bolo” com “literalmente” meia dúzia de artistas, na sua maioria que trabalharam em campanhas eleitorais de políticos que tem o comando na Secretária.

- A falta de Políticas Públicas que beneficiem o músico acabaram refletindo na qualidade das produções musicais. Daí um efeito dominó, resultando na escassez de público de qualidade em casas de shows de alto padrão, resultando no fechamento de muitas.

- A atitude de se fechar apoio para um pequeno grupo beneficiado pelo atual Governo, também resulta na baixa revelação de novos talentos. Pra quem não conhece Macapá e vem aqui pela primeira vez, vai pensar que só existe meia dúzia de cantores e basicamente uma ou duas cantoras,

- bom eu poderia enumerar muitas outras... mas pra encerrar, vou deixar esta ultima;
ATÉ HOJE NÃO CAIU NA CONTA DE MUITOS MUSICOS, O PAGAMENTO DE CACHÊS REFERENTES ÀS APRESENTAÇÕES NA 46ª. EXPO FEIRA, QUE TERMINOU DIA 30 DE OUTUBRO. E TEVE ARTISTA QUE SE APRESENTOU NA PRIMEIRA SEMANA. AGORA VOCÊ SABE PORQUE?
- PORQUE EM DETERMINADAS FICHAS QUE FORAM PREVIAMENTE PREENCHIDAS NA SECULT, AINDA EM AGOSTO, ESTAVAM SEM ALGUNS DADOS PESSOAIS, COMO O NÚMERO DO CPF, POR EXEMPLO. COMO FOI O MEU CASO. NÃO CUSTA LEMBRAR QUE DURANTE O PERIODO DE INSCRIÇÕES PARA A EXPO FEIRA, QUEM NÃO ESTIVESSE COM DOCUMENTAÇÃO COMPLETA, ESTAVA AUTOMATICAMENTE FORA.

PORTANTO, GANHAMOS UM GRANDE PRESENTE DOS NOSSOS APOIADORES:
PASSAMOS O NOSSO DIA, SEM PELO MENOS PODER COMEMORAR COMO MERECEMOS.

QUE SANTA CECILIA NOS ABENÇÕE!!
ATÉ BREVE.

Nenhum comentário: