quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

VEM CHUVA POR AÍ !

De acordo com previsão do Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis (NHMET), a densidade pluviométrica no Estado possivelmente se manterá dentro dos índices previstos, nos últimos meses, conforme relatório obtido em registros, durante o período de outubro de 2009 a 24 de janeiro de 2010.
Conforme os dados coletados pelas 17 estações distribuídas em quatro na capita e 13 no interior, a média de chuvas em Macapá, em janeiro deve chegar a 293mm, estando até então em 243mm, cerca de 17% abaixo para o fechamento do mês, sendo previsto ainda cerca de 2% a 5% acima da média.
Amanhã, quinta- feira, 28, acontecerá a 24 reunião técnica do conselho que envolve os principais órgãos ligados a segurança e controle de áreas , consideradas de risco, em caso de inundações ou alterações climáticas consideráveis, entre elas a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Infraero, entre outras.
A estação localizada no 34 Batalhão de Infantaria de Selva (BIS), coletou na última segunda-feira, 25, o maior registro de intensidade de chuvas, chegando a 52,3mm, acima da média para os dias que chegam a 19 mm. Tais fatos chegaram acompanhados de fortes rachadas de ventos durante o período de 18 a 24 de janeiro, onde foram marcados ventos de 80km/h; razão que levou o desabamento de várias árvores por todas as regiões do estado, incluindo algumas na área central de Macapá.
Segundo os dados previstos para os próximos três meses, a média deverá chegar em Janeiro, com 293mm, fevereiro, 357mm e março com 412mm; segundo informações do CPTEC e INPE, ressaltou a pesquisadora Naurinete Barreto, do NHMET.

Nenhum comentário: