terça-feira, 11 de outubro de 2011

FELIZ DIA DAS CRIANÇAS

PENSE BEM:
Nem todas as crianças do mundo têm seus direitos respeitados. Veja qual é a regra e quanta coisa triste acontece, que não vale

A regra
Toda criança tem direito à vida.

Isto não vale
A cada ano, nascem, no mundo todo, 135 milhões de crianças. Mas quase 10 milhões morrem antes de completar 5 anos de idade. Isso é o mesmo que toda a população da cidade de São Paulo, juntando adultos e crianças.

A regra
Para viver, toda criança precisa comer bem.

Isto não vale
Metade das mortes de crianças com menos de 5 anos é provocada ou agravada pela subnutrição. Isso significa que 5 milhões de crianças morrem a cada ano de fome ou porque não se alimentam direito e acabam ficando doentes. Esse número equivale a duas vezes toda a gente que mora no Distrito Federal.

A regra
Toda criança deve crescer com saúde.

Isto não vale
Algumas das doenças que mais matam crianças são a pneumonia, a malária e a aids. A cada ano, 530 mil crianças contraem o HIV, vírus que provoca a aids. São mais de cinco estádios do Maracanã lotados de torcedores. Só nos países que ficam ao sul do deserto do Saara, na África, 2 milhões de crianças com menos de 14 anos vivem com HIV.

A regra
Toda criança deve crescer num ambiente limpo e saudável.

Isto não vale
Muitas famílias bebem água contaminada e moram em casas sem rede de esgoto. Nos países em desenvolvimento, uma a cada cinco pessoas não tem água limpa e apenas metade da população tem esgoto.

A regra
Toda criança deve ser protegida da violência e da crueldade.

Isto não vale
A violência contra a criança não acontece apenas nas regiões que estão em guerra. Crianças do mundo todo sofrem também com a violência dentro de casa. Em vários países pobres da África e em alguns da Ásia, nove a cada dez crianças com idade entre 2 e 14 anos apanham, recebem castigos cruéis ou são torturadas pelos pais.

A regra
Toda criança precisa ter uma escola para estudar.

Isto não vale
Algumas crianças não vão à escola. Outras começam a estudar, mas logo são tiradas da escola para trabalhar e ajudar em casa. No mundo todo, duas a cada dez crianças que deveriam estar nos primeiros anos de estudo estão fora da escola.

A regra
Toda criança deve brincar. Nenhuma deve trabalhar.

Isto não vale
Nos países mais pobres, quase um terço das crianças trabalha como gente grande, para ajudar a família. Com isso, elas não vão à escola ou não têm tempo de brincar. E brincar é fundamental.

Fonte: Situação Mundial da Infância 2008, UNICEF

Nenhum comentário: