quarta-feira, 5 de outubro de 2011

VEREADOR CLÉCIO LUIS - PEDE SEGURANÇA AOS PEDESTRES

Projeto do Vereador Clécio Luís visa mais segurança para pedestres
“Dê Sinal de Vida”. É o Projeto que propõe a pintura nas novas faixas de pedestres da figura de uma mão erguida, alertando os pedestres para a necessidade de levantá-la para demonstrar aos motoristas, de veículos automotores ou não, a intenção de atravessar a rua sobre a faixa.
Visando implementar o novo sinal no Município de Macapá, será realizada a Campanha “Dê Sinal de Vida”, que tem por objetivo educar e conscientizar os pedestres, da necessidade de levantar a mão antes da travessia na faixa, e os motoristas de dar a preferência aos pedestres.
Essa medida é necessária, pois o Brasil, principalmente nas capitais e grandes cidades, possui altos índices de acidentes de trânsito. Quando as vítimas são os pedestres, os danos são maiores, pois em muitos casos eles causam mortes ou deficiência para o resto da vida.
O Código de Trânsito Brasileiro dedica um capítulo especial aos pedestres e condutores de veículos não motorizados. Ele estabelece normas gerais de conduta no trânsito, onde se discriminam direitos e deveres voltados para a segurança dessas categorias. Para o cumprimento dessas normas, é evidente que há a necessidade de uma boa educação no trânsito para todos. Caso contrário, os resultados benéficos ficarão abaixo do necessário.
Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil registra um índice de 18.9 fatalidades por grupo de 100 mil habitantes, em perdas provocadas pela violência no trânsito. Países líderes, alguns europeus e outros asiáticos, registram uma taxa de 5 mortes por 100 mil habitantes. Por conta disso, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas proclamou oficialmente no dia 02 de Março de 2010 o período de 2011 a 2020 como a Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito, a fim de estimular esforços em todo o mundo para conter e reverter a tendência crescente de fatalidades e ferimentos graves em acidentes de trânsito no planeta.
Logo, a instituição do novo sinal e da campanha de educação e conscientização “Dê Sinal de Vida” é mais um instrumento para ajudar a diminuir tais índices
Informações: Assessoria do Ver Clécio - Graziela Miranda

Nenhum comentário: