segunda-feira, 21 de setembro de 2009

HOJE É O MEU DIA



Foi numa manhã de abril de 1992, na época com 18 anos de idade, um pouco jovem para o exercício da profissão, mas encarei com “unhas e dentes” a nova missão que a vida me propunha. Assinava naquele dia 02 meu primeiro contrato de trabalho numa emissora de Rádio e Televisão, a TV Rádio Clube Jarí, emissora que pertencia a Cia Florestal Monte Dourado e que retransmitia o sinal da TV Globo do Rio e Rádio Super Sucesso de São Paulo. Fazendo um comparativo com nossos dias, era como se você fosse contratado para trabalhar numa Liberal, por exemplo. Bom, a sorte, ou melhor, o desafio estava lançado: Tínhamos que montar um equipe de radialistas e jornalistas em menos de uma semana, montar uma programação que pudesse agradar a Gregos e Troianos, tendo em vista que a emissora além da população da região, também atingia um público exigente que na sua maioria era advinda do Sul do País e que ,trabalhavam na empresa. Passados aquela fase de testes e acertos daqui e dali, finalmente colocamos a emissora no ar. Um grande teste para quem estava começando sua vida profissional na área de Comunicação. Tudo era novidade, impactante,algumas vezes dava um “friozinho”. E não é que conseguimos! Foram exatamente dois anos e meio de aprendizado, audiência reconhecida e por inúmeras vezes fortes emoções no comando de uma emissora, que embora fosse do “interior”, mas não perdia em qualidade de programação e pessoal altamente competente e versátil. A Rádio Jarí foi sem duvida, a maior escola, a melhor experiência e uma referencia para a comunicação no interior do Estado do Pará. Por inúmeras vezes recebemos artistas do Norte e do Sul, Jornalistas de toda parte do Mundo e produtores com curriculum invejável, que se deleitavam com a boa programação da pequena emissora incrustada na selva amazônica.
Mas na vida o ser humano nunca está contente com aquilo que tem e francamente, uma pessoa acomodada pode perder boas chances de ter um futuro promissor e consequentemente dias melhores. Em 1997 cheguei em Macapá, em busca de novos horizontes, logo ao lado de Olimpio Guarany, Aldair Carvalho, Randolph \Scoth, Tatiana Guedes, Mário Tomáz, dentre outros companheiros do Jornalismo, já estava no ar no canal 4, antiga TV Amazônia e volta e meia dava uma “espiadinha” na Rádio Curau, que também funcionava no mesmo prédio. As aulas de música no Walkiria Lima e os shows bailes nos finais de semana com a banda Os Setentrionais, me forçaram e deixar de lado a atuação no Jornalismo. Somente em 2002 retornei a “caixinha mágica”, desta vez na Rádio Difusora, onde apresentava ao lado de Zé Miguel, o Programa “Amazônia Musical’, onde permaneci por mais de dois anos. A nova fase do Rádio veio com a minha chegada ao Programa do Edinho Duarte na TV, pela Record Macapá, onde fazia matérias e editava a parte de áudio e vts. Paralelo ao programa de TV surgiu a idéia de retornar com um programa radiofônico chamado Rádio comunidade, que inclusive fez muito sucesso na década de 90 na RDM. Entramos no ar e, 02 de Fevereiro deste ano, onde já acumulamos uma boa audiência e repercussão dos assuntos tratados dentro do Programa. Como estou em fase semi final do Curso de Comunicação Social, o Rádio tem sido de fundamental importância para a aplicação das metodologias aplicadas na academia, uma extensão do conteúdo programático, desta vez na prática.
Bom agora que já contei um pouco da minha história, quero me congratular com todos os nossos companheiros do Rádio. São profissionais que fazem a comunicação através de um dos veículos mais antigos e até hoje, intocável, diante das novas mídias que surgiram. O rádio é mágico, envolvente, apaixonante, mexe com sua imaginação e dá asas aos seus pensamentos e aos seus sonhos. Acalma seus pesadelos, suas aflições e serve como companheiro de todas as horas. É o amigo que está sempre por perto. Pode ser moderno, chic, digital, analógico, arcaico.... mas está bem ali, onde você menos espera tem uma pessoa que não te deixa ficar sem este complemento da sua vida. Deste o despertar para um novo dia, antes mesmo do galo cantar, já tem um locutor amigo que tem sempre uma mensagem, uma canção, uma noticia ou apenas pra te fazer companhia. Isto é o radio, esta é um pouco da minha história, este é o radialista, hoje é o meu dia.

Nenhum comentário: