quarta-feira, 8 de setembro de 2010

CÍRIO DE NAZARÉ

A abertura das festividades do Círio de Nazaré deste ano começa com a Missa de Peregrinação da imagem de Nossa Senhora de Nazaré, no dia 14 de setembro, às 8h30, da Matriz até o Palácio do Setentrião. A previsão é de que pelo menos vinte órgãos públicos recebam a visita da imagem. Segundo a Comissão Organizadora são esperados para o Círio de 2010 mais de 150 mil fiéis.
A transladação da imagem da Virgem de Nazaré será no dia nove de outubro, na Catedral de São José de Macapá, às 19 horas, com Missa e apresentação do Manto de Nossa Senhora de Nazaré. Após a Missa, a imagem será levada em procissão até a Igreja de Nossa Senhora de Fátima, de onde sai o Círio.
No dia 10 de outubro, a Missa do Círio será iniciada às 7h30, na Praça da Igreja de Nossa Senhora de Fátima e será presidida por Dom Pedro José Conti e concelebrada por todos os sacerdotes da Diocese, que residem na Capital. A procissão sairá da Igreja de Nossa Senhora de Fátima e percorrerá pelas vias: Cora de Carvalho, Hildemar Maia, Mendonça Furtado passando pela Hamilton Silva, Presidente Vargas, Cândido Mendes, até a Igreja de São José. Lá, o bispo dará a bênção final.
O novenário do Círio começa no dia 10 de outubro, na catedral São José de Macapá, às 18h30, com terço e missa celebrada pelo Padre Aldenor Benjamin. As novenas prosseguem até o dia 16 de outubro nas demais Paróquias da capital.
O Círio das Crianças acontece no dia 16 de outubro às 8h. À tarde, às 16h30, ocorre o Círio dos jovens, no itinerário: Rua General Rondon, Mãe Luzia e Leopoldo Machado com chega na Igreja Jesus de Nazaré.

A procissão das Luzes será no dia 18 de outubro, às 7h30, na Igreja Jesus de Nazaré e percorrerá a Rua Leopoldo Machado, Mãe Luzia, Eliezer Levy, Presidente Vargas e General Rondon com chegada na Catedral São José. No dia 17 de outubro acontece a corrida do Círio com concentração na Igreja matriz, às 8h, sob a coordenação da federação Amapaense de Atletismo.

Nenhum comentário: