sexta-feira, 19 de agosto de 2011

ENTREVISTA COM O SENADOR JOÃO ALBERTO CAPIBERIBE

Senador Capi ao lado da Dep. Janete Capiberibe

Senador, como o Sr. viu a decisão do Ministro Luiz Fux devolvendo-o o direito de assumir uma cadeira no senado?

A decisão do STF reafirma a escolha feita pelo povo do Amapá, que sufragou meu nome nas urnas e me elegeu senador. Meu caso e o da deputada Janete são uma demonstração clara de  como a judicialização está interferindo no processo eleitoral,  já não basta o voto. Fechadas as urnas, apurados os votos , declarados os vencedores, a judicialização inicia um processo de procrastinação. Passados quase um ano das eleições, mesmo tendo votos suficientes  para assumir uma cadeira no senado, até hoje continua a batalha judicial para que a vontade do povo seja respeitada. Janete assumiu mais de seis meses depois de seus pares. Então, essa decisão do Ministro Luiz Fux é um passo nesse processo. Um passo importante. Mas ninguém sabe dizer ao certo quando esse processo vai terminar.

O que o senhor espera do governo Dilma?

Eu serei um soldado da Presidenta Dilma nessa cruzada contra a corrupção. Ela vai ter em mim um soldado para cumprir aquilo que for necessário para que se possa controlar a corrupção no país. Eu espero que o governo Dilma tenha um olhar diferenciado para o Amapá. Para combater a corrupção é preciso combater a fome e a miséria, é preciso educar e desenvolver, e é isso que a Presidenta Dilma pode nos ajudar a fazer no Amapá. Eu pretendo utilizar o patrimônio político que tenho em defesa dos interesses do povo do Amapá, trazendo recursos e defendendo posições que correspondam aos anseios dos que me elegeram e de toda a população.

E como será a sua relação  com o presidente do Senado?

O presidente do Se nado, José Sarney,  é senador do meu estado, é senador do Amapá, sabe tanto quanto eu que o Amapá enfrentou um descaso político durante oito anos mergulhado na corrupção. Em decorrência disso é necessário que a representação política do Amapá se dê as mãos.  O fato é que tanto eu como o presidente do senado temos que ajudar a tirar o Estado dessa situação em que ele se encontra por ter ficado enterrado na lama da corrupção. Minha relação com o senador Sarney será pautada nos interesses do povo do Amapá.

E o que o Sr. tem a dizer para o povo do Amapá?

Tudo que eu sou, todos os passos que eu dei na política eu devo ao povo do Amapá, que sempre me carregou nos braços e vem renovando a cada eleição sua fé e esperança no trabalho que faço. É ao povo do estado que dedico esse momento  e é nele que eu penso diante da perspectiva de assumir uma cadeira no Senado da República. Eu espero continuar sendo merecedor da confia nça da minha gente e digo que vale a pena seguir nessa longa caminhada que empreendemos em favor da democracia e do desenvolvimento para o povo do Amapá e para o povo do Brasil

Eduardo Neves - Jornalista

Nenhum comentário: