segunda-feira, 14 de junho de 2010

NOVIDADES NO TRÂNSITO DE MACAPÁ

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amapá (Setap) confirmou que até 1º de agosto os letreiros dos ônibus municipais e intermunicipais de todo, fabricados entre os anos de 2002 e 2008, deverão estar padronizados, de acordo com as novas normas da Associação Brasileira das Normas Técnicas (ABNT).
As normas elaboradas pela ABNT irão facilitar a visualização e a legibilidade das informações por parte dos passageiros. Além de letras maiores, os letreiros passarão a ter a mesma cor de fundo.
Segundo o Setap, os ônibus fabricados a partir de outubro de 2008 já passaram a atender as regras e, portanto, não precisarão ter os letreiros modificados. De acordo com o sindicado, 80% da frota de Macapá - hoje com 184 ônibus - está dentro das normas da ABNT. O órgão informou que “os outros 20% serão readequados dentro do prazo previsto em lei”.

Novas medidas

A medida facilita a vida do passageiro que poderá, de longe, ver o destino do ônibus. Atualmente, algumas pessoas têm dificuldades em enxergar, pois as letras se alternam entre miúdas e grandes, cores diversas, além de terem muita informação.
De acordo com as novas normas, os caracteres dos letreiros de pano devem ter 15 centímetros de altura, na cor amarelo-limão, sobre fundo preto. No painel eletrônico, as letras devem ser nas cores amarelo âmbar ou branca.
Na base inferior do para-brisa, do lado direito, deve haver informação complementar indicando o número da linha – com caracteres de, no mínimo, 10 centímetros de altura – e informações de interesse dos passageiros. As letras devem ser legíveis a, no mínimo, 50 metros de distância.
Na lateral deve constar o número da linha com caracteres medindo, no mínimo, 30 centímetros de altura e fundo contrastante, que facilite a visualização. Também devem ser informados o destino e o itinerário, com caracteres com altura mínima de 2,5 centímetros.
Deve ser adotada no projeto a apresentação de informações que identifiquem corretamente o número e o destino da linha operada pelo veículo. As informações devem ser perfeitamente visíveis, mesmo sob luz natural ou artificial.

Informações> Renivaldo Costa-Ascom-SETAP

Nenhum comentário: