terça-feira, 28 de maio de 2013

AMAPÁ NA UNALE

Amapá teve a 5ª maior delegação na Conferencia das Assembleias Legislativas

A União Nacional dos Legisladores e dos Legislativos Estaduais (UNALE) divulgou nesta terça-feira (28) o balanço geral da XVII Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, que ocorreu no final da semana passada, em Recife (PE). O Amapá teve destaque no evento, enviando a quinta maior delegação. Foram 20 parlamentares participantes, ficando atrás apenas de Pernambuco (45), Acre (24), Sergipe (23) e Tocantins (22).

Depois de quatro dias de atividades, a Conferência se consolida como o maior encontro parlamentar da América Latina. O evento recebeu 272 parlamentares que representaram os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal, se tornando a maior conferência da história da entidade, com 1.425 inscritos.
Com o tema “Os desafios para o futuro que queremos”, o encontro contou com a participação de oito delegações internacionais (Argentina, Canadá, China, Suécia, México, Paraguai, Uruguai e Taiwan), com 58 inscritos, e 21 eventos simultâneos.

Um dos grandes destaques deste ano foi o debate sobre sustentabilidade, agroenergia e alimentos, ministrado pelo presidente da União Brasileira de Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio), Odacir Klein. Segundo ele, a sustentabilidade deve ser entendida como o desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente “sem comprometer as gerações futuras de sustentar as suas próprias necessidades”. Entre os desafios, citou o aumento de consumo de combustível nos grandes centros urbanos, o crescimento populacional e a consequente demanda por alimentos e proteínas.

Outro tema de destaque desta conferência foi o intercâmbio de conhecimento sobre ecociclo-sustentável entre países. O assunto foi tratado pelo diretor da empresa de pesquisa e desenvolvimento Boras, Per Karlsson, que apresentou o modelo de ecociclo-sustentável, utilizado na Suécia. Segundo ele, o objetivo é reaproveitar a maior quantidade de resícuos para melhor aproveitamento do ecossistema. “Ainda temos muito trabalho pela frente, mas com os avanços e com a participação de toda a sociedade, estamos acabando com o uso de combustíveis fósseis”, afirmou.

O encontro contou, ainda, com a participação da comentarista econômica da Rede Globo, Cristiana Lôbo, que falou sobre economia globalizada e seus efeitos na política nacional, e do apresentado do quadro Planeta Extremo no programa Fantástico, Cleyton Conservani, que finalizou o ciclo de palestras da XVII CNLE, que, com base nas experiências adquiridas em suas viagens pelo mundo, falou da superação dos limites.

Durante o último dia de atividades foi escolhida a nova diretoria da Unale. O deputado estadual Venâncio Fonseca (PP/SE) foi eleito, por aclamação, como presidente. Ele substitui Artagão Júnior (PMDB/PR), que agora é tesoureiro da entidade. Fonseca chega com o discurso de continuidade e garante total transparência em sua gestão. Venâncio tem como grande desafio para sua gestão um novo Pacto Federativo, que entre outros itens discute a redução dos juros das dívidas dos Estados com a União. O deputado Sérgio Leite (PT/PE) é o 1º vice-presidente, José Luís Tchê (PDT/AC) o secretário geral na gestão e o amapaense Michel JK será o segundo tesoureiro.

Para o vice-presidente da Instituição, Sérgio Leite, o saldo da Conferência é positivo. “É positivo, não só por causa dos números históricos que alcançamos, mas também pela eficiente participação de todos, especialmente dos parlamentares. Foram 21 eventos simultâneos, delegações de oito países, quase mil e 500 pessoas em três dias de trabalho”, contabilizou.

Assembleia Legislativa do Amapá – ALAP
Com informações da Unale

Nenhum comentário: