terça-feira, 14 de maio de 2013

DIRETO DO MAZAGÃO


Prefeitura de Mazagão e Ifap preparam instalação de cursos técnicos no município
O prefeito de Mazagão, Dilson Borges, esteve reunido nesta manhã com o Reitor do Instituto Federal do Amapá (Ifap-AP), Emanuel Alves e demais diretores da instituição, para tratarem da instalação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), no município de Mazagão. O Programa foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o intuito de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. O objetivo é expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional presencial e a distância.
Segundo o prefeito, Dilson Borges, a ideia é oportunizar jovens e adultos no município, para que possam ter uma melhor qualificação de trabalho. “Temos o compromisso de melhorar nível técnico do trabalhador mazaganense e essa iniciativa juntamente com o Ifap é fundamental para que possamos iniciar esse trabalho”, declarou.
Durante a reunião foi evidenciado também a possibilidade da implantação do Bolsa-Formação, que também faz parte do Pronatec  e oferece dois tipos cursos: Técnico para quem está matriculado no ensino médio e tem duração de um ano e Formação Inicial e Continuada ou qualificação profissional, com duração mínima de dois meses. Durante os cursos, o estudante receberá material didático e um auxílio para alimentação e transporte. 
Ainda segundo o prefeito, Dilson, o município por ser carente tem uma grande deficiência em mão-de-obra qualificada e com esses cursos pode obter uma nova realidade em pouco tempo. “Estamos com o intuito de aproveitar ao máximo o interesse do Ifap em chegar ao nosso município e oferecer a estrutura que for possível para ajudar nessa implantação”, declarou.
No encontro ainda foi tratado sobre uma futura instalação de um Polo do instituto, em Mazagão, pois, apartir de 2014 existe o projeto do Governo Federal em implantar Institutos Federais de Educação em cidades com menos de 50 mil habitantes, cenário que o município de Mazagão se encaixa e a única exigência seria que as prefeituras disponibilizassem áreas para a construção dos prédios.
Prefeitura Municipal de Mazagão – PMMz
Assessoria de Comunicação Social – Ascom

Nenhum comentário: