terça-feira, 6 de agosto de 2013

Implantação do Sistema Estadual de Cultura será tema de Audiência Pública

A presidente da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa, deputada Roseli Matos(DEM), aprovou Requerimento para que seja realizada uma Audiência Pública, onde se discutirá a implantação do Sistema Estadual de Cultura no Estado do Amapá.
 
Na oportunidade a classe artística, produtores, gestores culturais e instituições parceiras deverão fazer um amplo debate para a implantação do Sistema Estadual, pois só assim teremos acesso ao Sistema Nacional de Cultura (SNC), que é vinculado ao Governo Federal através do Ministério da Cultura (MinC).
 
Trata-se de um modelo de gestão que tem por finalidade estimular e integrar as políticas públicas culturais implantadas por governo, estado e municípios. Além de descentralizar e organizar o desenvolvimento cultural do País, para que todos os projetos tenham continuidade mesmo que haja mudança de governo.
 
Para fazerem parte do Sistema, estados e municípios assinam o termo de adesão ao SNC e se comprometem a implantar a estrutura cultural exigida pelo Ministério. Em contrapartida o Ministério da Cultura oferece todo o apoio para o desenvolvimento de políticas culturais. Entre as exigências feitas pelo MinC está a realização de uma conferência periódica de cultura, que aliás vem acontecendo em vários municípios do estado com o apoio e participação da deputada

Nenhum comentário: