sábado, 24 de julho de 2010

MAZAGÃO - UMA FESTA HISTÓRICA

Batalha entre Mouros e Cristãos será encenada neste domingo

Quem for a Mazagão Velho neste domingo, 25, antepenúltimo dia da Festa de São Tiago, terá a oportunidade de assistir ao maior espetáculo da festividade: a Batalha entre Mouros e Cristãos, que corresponde à culminância do evento, será encenada a partir das 14 horas, quando acontece a saída do Arauto anunciando o duelo.
A programação de domingo, que será prestigiada pelo governador do Amapá, Pedro Paulo Dias de Carvalho, começará com o raiar do sol. Logo às 6h30 haverá a saída do Arauto convocando as figuras para o Círio. Na sequência, acontecerá missa solene, o círio, a dança do Vominê nas residências locais, a passagem do Bolo Velho e, então, a saída do Arauto anunciando o início da Batalha, cujos episódios vão se desenvolver na seguinte ordem: descoberta do Atalaia; morte do Atalaia; armadilha; captura e venda das crianças e partilha do dinheiro; troca do corpo do Atalaia pela bandeira Moura; batalha entre Mouros e Cristãos, tomada do estandarte, batalha final e o Vominê (dança da vitória).
A partir das 20 horas, mazaganenses e convidados participam do recírio, da ladainha de São Tiago e dos shows pirotécnico e de encerramento das festividades com atrações locais e nacionais.
A manifestação cultural e religiosa ainda segue até quarta-feira, 28, quando missas, recírio e um baile dançante encerram a programação deste ano.
A Festa de São Tiago, em Mazagão Velho, remonta ao tempo das lutas religiosas travadas entre mouros e cristãos no período das Cruzadas, no norte da África, na então Mazagão Africana (hoje El Djadidá no Marrocos).

2 comentários:

mazagão em destaque disse...

parabéns adorei seu blog, eu tambén tenho um, o nome é mazagão em destaque. estou esperando sua visita.
mais uma vez parabéns...

Unknown disse...

Participo esse ano de 2011 a 11 anos da cavalaria da Festa de Sao Tiago e é uma paixao muito grande, pois minha familia é toda envolvida na cultura de mazagao velho, e nessa foto devo está por ai!!!abraço