sábado, 3 de julho de 2010

UEAP recepciona novas turmas do Parfor na segunda-feira, 5

A Universidade do Estado do Amapá (UEAP) recepciona os novos e antigos alunos do PARFOR/CAPES (Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica) para aula inaugural na segunda-feira, 5, às 8h. Ingressarão no primeiro módulo intensivo do curso de Pedagogia (Lic.) 290 professores da educação básica do Estado e outros 237 darão prosseguimento ao segundo módulo dos cursos de Pedagogia (Lic.) e Química (Lic.).
Para a abertura da turmas do PARFOR foram convocados todos os 420 pré-inscritos na Plataforma Freire, que tiveram suas inscrições validadas pelas respectivas secretarias de Educação, dos quais 290 realizaram matrícula, gerando a formação de sete turmas.
Os primeiros acadêmicos do PARFOR (seis turmas de pedagogia e uma de química) iniciaram o curso no período intervalar do calendário acadêmico da universidade em janeiro último. Os 237 alunos, professores da educação básica pública de onze municípios, foram atendidos por um corpo docente de 25 professores.
De acordo com o chefe da Divisão de Apoio ao Ensino (DAE) e coordenador do PARFOR na UEAP, Paulo Bezerra, a frequência dos alunos no primeiro módulo do Plano de Formação de Professores da educação Básica se manteve regular no decorrer do período, que se estendeu até meados de fevereiro, à exceção de alguns candidatos do interior, que desistiram por dificuldade de se manter em Macapá.
Os cursos aplicados na universidade, relativos ao PARFOR, seguem a mesma matriz curricular das graduações regulares oferecidas no Vestibular. A única diferença, de acordo com Bezerra, está na redução da carga horária, em função da retirada do conteúdo que trata de ambientes não escolares, uma vez que a formação desses professores é específica para o exercício do magistério, ambiente em que já atuam.
Para os cursos de graduação oferecidos pela UEAP dentro do PARFOR, a universidade coloca à disposição toda a infraestrutura de recursos humanos, laboratorial e didática utilizadas pelos demais estudantes dos cursos regulares, mantendo-se em atividade durante todos os recessos acadêmicos dos meses de janeiro e julho.
 
informações: SECOM-GEA

Nenhum comentário: