segunda-feira, 11 de outubro de 2010

CARNAVAL 2010 - FIQUE POR DENTRO

LIESA programa gravação ao vivo do CD e cobra conclusão da Cidade do Samba
No último fim de semana encerrou o prazo dado pela Liga das Escolas de Samba do Amapá-LIESA para entrega dos sambas enredo para o carnaval 2010. Segundo o presidente Orles Braga, as nove escolas que atualmente compõem a LIESA entregaram os sambas na data e agora aguardam a gravação do CD que está previsto para o mês de novembro. A novidade para o próximo carnaval  é que a gravação sairá do estúdio, será ao vivo.
O presidente Braga, que foi eleito em março deste ano, acredita que a gravação ao vivo fará o diferencial no carnaval amapaense. “O mercado de música hoje aceita com mais facilidade os CDs gravados ao vivo, é uma tendência nacional, outro ponto positivo é que não teremos as dúvidas e reclamações de sempre de alguns representantes de agremiações que dizem haver privilégios da banda base com determinadas escolas”, fala Braga. Ele informa que a gravação será no Sambódromo e cada escola de samba irá levar sua bateria e o público pagará ingresso que será investido nas próprias agremiações.
Cidade do Samba- O presidente aproveita para esclarecer que a LIESA enviou ofícios para o Governo do Estado solicitando informações sobre a paralisação das obras da Cidade do Samba, cuja construção iniciou este ano e está parada. “ A proposta do Governo era de que a primeira etapa fosse concluída até o final deste ano mas os representantes da empresa responsável alegam que o pagamento está atrasado, só depende do atual governo cumprir sua parte, mas ainda tem tempo para que até o próximo carnaval as escolas utilizem os barracões da Cidade do Samba”, fala Braga.
A Cidade do Samba está sendo erguida às margens da avenida Ivaldo Veras e a primeira etapa prevê a construção de seis barracões ao custo de R$ 7,2 milhões. De acordo com o projeto, a segunda etapa inclui a construção de mais seis barracões, área de shows e lojas. O presidente fala que até agora somente três barracões foram iniciados e os presidentes de escolas de samba e brincantes cobram da LIESA a conclusão das obras.
“Carnaval de 2011 já está sendo preparado pela diretoria da LIESA, as escolas estão fazendo a sua parte e a Liga está dando suporte para que tudo ocorra sem atropelos”, diz o presidente Braga. A única agremiação pendente é a Piratas da Batucada que por uma decisão do conselho, formado por representantes das escolas, decidiu que a punição seria o afastamento de Piratas do carnaval 2011 e desligamento da LIESA. Paralelo a essa situação, a escola enfrenta problemas internos na escolha da nova diretoria e o caso está na justiça. A Junta Governativa que dirige a escola propôs à LIESA que retornem ao carnaval desfilando no Grupo de Acesso. A presidência da LIESA aguarda que Piratas resolva os problemas internos para dar o parecer sobre a participação da agremiação no carnaval 2011. 
Enredos da Escolas:
Boêmios do Laguinho – “Laguinho, África Minha: Cantos e revoadas de dois poetas geniais”.
Maracatu da Favela – “Espelho, Espelho meu…”
Cidade de Macapá – “Sonho… Fantasia ou Realidade”.
Piratas Estilizados – “Bar do Abreu: Estilizando a tradição, vou em doses de poesia, embriagado de alegria da apoteose da emoção”.
Solidariedade – “Tumuc Humac – da Vila do Espírito, tudo passa pela grande pedra”.
Emissários da Cegonha – “Com garra e determinação ele se fez respeitar, das mãos de um sapateiro molda-se a justiça no Estado do Amapá”.
Jardim Felicidade – “De Parintins para o mundo a maravilha do ouro cultural”.
Unidos do  Buritizal – “O Universo azul”.
Império do Povo – ”Perfume”
As informações são da Marileia Maciel - ascom Liesa

Nenhum comentário: