quinta-feira, 13 de junho de 2013

Audiência Pública vai discutir PCCU na rede pública de saúde no Amapá.

 
Até o ano de 2007 a média de tempo entre a realização do exame e a entrega do resultado era de aproximadamente 3 meses.
A Câmara de Vereadores de Macapá realiza nesta quinta-feira(13), as 9h, uma audiência pública com o tema “A problemática recorrente do preventivo do câncer de colo do útero no Amapá, com prevalência em Macapá”.
A audiência foi proposta pelo vereador Nelson Souza(PCB) e visa discutir sobre a ausência do exame preventivo do câncer de colo do uterino, no âmbito da saúde pública municipal.
“Em que pese algumas iniciativas implementadas pelo poder público, voltadas à melhora do setor saúde, muitas tem sido as reclamações, com graves denúncias que apontam para entraves estruturais, físicos e técnicos dos serviços de atendimento a saúde das pessoas”, Diz o vereador.
O vereador chama a atenção também para a violação dos direitos do cidadão, quanto ao atendimento na rede pública de saúde. “Há indícios de violação de direitos, em particular quando é levado em consideração o cenário tortuoso o qual foram submetidas, desde algum tempo, muitas mulheres com a ausência do exame do PCCU, o qual tem trazido conseqüências irreparáveis às suas vidas”, denuncia o vereador.
A audiência pública vai contar com a participação de representantes de ONGs de direitos da mulher, Ministério Público Federal e Estadual, Secretaria de Saúde Estadual e Municipal, Governo do Estado, Prefeitura de Macapá, Associações Comunitárias, Profissionais da área e Sindicatos.
PCCU
É um exame que tem por objetivo o diagnóstico precoce do câncer de colo uterino (parte baixa do útero), para que o tratamento adequado seja instituído o mais rapidamente possível e as chances de cura aumentem. É um exame indolor que deve ser realizado uma vez por ano nas mulheres com vida sexual ativa. A paciente deve evitar manter relações sexuais ou usar qualquer creme vaginal 2 a 3 dias antes do exame.
Após a coleta do material de dentro do colo, utilizando-se uma pequena escova (Cito-Brush), o material é enviado para o laboratório, a fim de ser analisado pelo técnico e pelo médico patologista. O resultado sai em poucos dias e fornece informações sobre a presença de câncer ou lesões pré-cancerosas, algumas infecções, uma discreta avaliação hormonal, e a presença de inflamação. É muito freqüente a presença de inflamação no resultado do exame o que, na maioria das vezes, não necessita de tratamento.
A avaliação final deve ser feita pelo médico ginecologista, que poderá orientar adequadamente sobre qualquer alteração que porventura apareça no resultado do exame

Nenhum comentário: