segunda-feira, 10 de junho de 2013

DE QUEM É O TERRENO ???

Comissão da CMM vai analisar doação de terrenos em Macapá

Vereador Acácio Favacho

Os vereadores querem saber se a instituição que ganhou o terreno deixou de cumprir a finalidade para o qual o terreno foi doado.


O Presidente da Câmara Municipal de Macapá, vereador Acácio Favacho(PMDB), deu posse nesta segunda-feira(10), a comissão destinada a analisar  as áreas a serem desafetadas (ato que torna um bem público apropriável), pelo Município de Macapá e as áreas que já foram doadas e aprovadas pelo poder legislativo municipal  desde o ano de 1998 - há 15 anos.  

A comissão é presidida pelo vereador Marcelo Dias(PSDB) e tem como membros os vereadores Allan Ramalho(PSB), André Lima(PSOL), Diego Duarte(PP), Ulysses Parente(PSDB), Edna Auzier(PDT) e Nelson Souza(PCB). O primeiro passo da comissão foi solicitar à Prefeitura de Macapá um levantamento das áreas doadas pelo município nos últimos 15 anos, saber da legalidade da doação e, se a destinação da área foi cumprida.

Os vereadores querem saber se a Instituição que ganhou o  terreno deixou de cumprir  a finalidade para o qual o terreno foi doado, “Na maioria das vezes, o representante desta entidade (órgão) se acha dono do mesmo e passa a querer determinar o que será feito com o terreno. Vender, doar, usar para outros fins, deixar abandonado e etc”, diz o presidente da comissão vereador Marcelo Dias.


O presidente da Câmara de Vereadores, Acácio Favacho(PMDB), disse que na lei municipal de doação do terreno, sempre consta uma cláusula, em que diz que o terreno perdendo a finalidade para o qual ele foi doado será revertido ao Patrimônio Municipal. Entretanto, isto não vem ocorrendo e tem sido um problema para o município.

“Está na hora de revermos este modelo de participação do município com estas instituições ou ate mesmo de pessoas físicas na doação dos terrenos municipais para um fim e depois usado para outra finalidade”, Declarou Acácio Favacho(PMDB).

Após o levantamento, os vereadores vão enviar para o Ministério Público Estadual, e dependendo do entendimento do MPE os terrenos irregulares podem ser revertidos ao município.

As sessões da Câmara de Vereadores de Macapá ocorrem as terças e quintas-feiras, as 9h da manhã.


ASCOM-CMM
9981-0050 

Nenhum comentário: