sexta-feira, 23 de abril de 2010

ASSUNTO PARA O FINAL DE SEMANA

PRA TURMA BATER PAPO E CONVERSAR NESTE FINAL DE SEMANA, DEPOIS DE TOMAR UMAS DUAS E ENQUANTO ASSAMOS MAIS UMA PORÇÃO DE CARNE DE BÚFALO DO AMAPÁ.

As respostas ao RB de Goiãnia continuam. Veja abaixo algumas postagens enviadas ao site da Luciana Capiberibe.

As cartas de amor, ou melhor, as TACAS no fulano de Goiânia:

1. Esse rapaz deveria ter um pouco de Humildade, acredita que só porque escreve em um pequeno jornal pode falar essas bobagens. Se ele fosse realmente alguém que se interessa pela verdade veria um simples mapa do Brasil lá há comprovação cientifica a respeita do estado do Amapá. Nem mesmo se dignou em vir ao Estado apenas falando mal e muito mal de um Estado que não conhece. Fica a dica.

Escrito por Frantiana Araújo de Oliveira
12/04/2010, 22:39

2. Triste e revoltante! Um jornal que publica tal matéria não é digno de credibilidade. Um emaranhado de opiniões sem nexo, baseado puramente numa “achologia” barata. Compreensível de certa forma que tenham derrubado o diploma de jornalista diante de péssimos exemplos como este. Piores aparecerão.

O problema desse moço não foi só a falta de cultura, conhecimentos gerais, geográficos, falta de apuração ou consultar melhor as fontes… Ele sequer teve fontes. O pior dos defeitos de um ser humano é a preguiça do pensar. E esse pensa que pensa.

Escrito por Cortezolli
13/04/2010, 1:21

3. Certa noite, fuçando os blogs da vida, me deparei com um texto que achei interessante, interessante por ver o quão ignorante são algumas pessoas que cumprem um papel importante na informação e na formação da massa crítica social.

Um certo jornalista chamado Rogério Borges que escreve em um jornal situado na linda cidade de Goiás, (berço da música sertaneja dos filhos de Francisco lembram? Tudo bem, é o sótão de Brasília, mas é uma cidade acolhedora e agradável), escreveu um texto duvidando da existência da minha terra, o Amapá, que como diria o poeta Zé Miguel (aquele mesmo que o DERICO se encantou), situado no rio Amazônas esquina com a Linha do Equador.

Bem, esse “Jornalista” dotado de sua imensa ignorância, esnoba os amapaenses, nos chamou de um estado de fantasia, segundo ele estamos na ilha de Lost. Se formos levar pelo lado das belezas naturais, e de como é linda a nossa fauna e flora, concordo com ele, somos a ilha de lost, porém estamos equacionados perfeitamente com o tempo real, e existimos de fato. Temos uma culinária de tirar o fôlego, uma cultura oriunda do sangue negro e uma musicalidade fora de série, concordo com ele também quando diz que somos um estado de fantasia, realmente!, nossos encantos do jeito de ser do povo daqui, quem não se encantaria em ver um pôr do sol marejado por um imenso rio amazonas gigante e imponente beijando como por um milagre de Deus o Sol escaldante em contraste com nossas águas frias? O Amapá encanta as pessoas que o conhece e que se deram a oportunidade de vim aqui e conhecer pessoas e histórias, não no empirismo como o pseudo jornalista Rogério, mas sim na experiência vivida, sentida, tornando palpável a sensação de sentir a linha do Equador cortando seu coração ou entrando na Fortaleza de SÃO JOSÉ (está entre as sete maravilhas do Brasil) sentindo seu corpo impregnado pela vibração negra de nossos ancestrais tornando palpável a presença daqueles que fizeram a historia do Brasil.

O Amapá do CUNANI E MARACÁ, o Amapá do Marabaixo, o Amapá da Musica popular, adquirimos características únicas, o Amapá da preservação do meio ambiente, dos índios, dos brancos, negros e mulatos, desfilando a miscigenação que transcende o tempo em suas ruas, o Amapá dos Amapaenses de alma brasileira, que lutam bravamente contra o preconceito e a xenofobia distribuída gratuitamente por outros rogérios da vida, mas que segue de cabeça erguida abençoado por São José inerte e fortemente equilibrado sobre o rio amazonas aos seus pés.

Fico me perguntando, o Amapá é inexistente, mas e Goiás? O que contribuiu para o crescimento do Brasil? Se sujeita a ser um quintal de Brasília, onde sua única expressão cultural é o sertanejo, e que vive de citações em algumas musicas da Legião Urbana. Prefiro acreditar que Goiás é uma terra de pessoas honradas, e que o texto deste pseudo jornalista é fruto de uma mente isolada, resultado de uma pessoa frustrada e mal amada, que em vez de cumprir com o seu papel de jornalista, desvirtua um estado e as pessoas que nele residem, duvidando que aqui é um lugar concreto, construído por pessoas que cultivam sonhos e que constroem suas histórias com todo amor que há dentro de seus corações.

Escrito por Rafael Capiberibe
13/04/2010, 2:57

4. O melhor texto resposta é do jornalista Silvio Carneiro, postado hoje (13), no seu blog:

http://avidefoda.wordpress.com/2010/04/13/depoimento-de-um-abduzido/

Leiam a resposta de Silvio ao pateta do Centro Oeste.

Escrito por Elton Tavares
13/04/2010, 4:04

5. “Olá! Você é doutorando? Ou isso é lenda?

Nunca vi tanta ignorância reunida em um só artigo. Fez jornalismo mesmo? Ou é imaginário, assim como a Linha do Equador, Trópico de câncer….

Não conhece o amapá? Pudera, você faz parte da fatia que no primeiro trocado que arruma vai pro Hawaí e esquece de conhecer o próprio país.

Pare com essa coisa de Pequeno Príncipe e compre um livro de geografia, será mais útil.

Voce não conhece ninguém do Amapá?

Acho que você está mentindo….No mínimo foi “corneado” por algum amapaense. Ou é só coisa da minha imaginação?”

Deixei esse comentário no blogger dele, pois merece que eu disponha um pouco do meu tempo. Afinal, eu existo. http://rogeriopborges.blogspot.com/

Escrito por H Oliveira
13/04/2010, 7:01

6. A ignorância desse jornalista é um deleite. Concordo que ele merece uma resposta e principalmente nossa indiferença.

Escrito por Manuella Dias
13/04/2010, 8:12

7. Eu acho que o rapaz está certíssimo! O Amapá nao existe!

Escrito por Seu Jorge
13/04/2010, 8:25

8. O Cara está certo.Quem mandou esses flasos amapaense votarem no SARNEY.Os Americanos também estão falando do Fofo.

Escrito por Bibito
13/04/2010, 8:44

9. Esse rapaz é um ignorante, burro, acho que ele nunca estudou na vida. Como pode considerar-se jornalista desse jeito…Ele nem imagina o quanto nosso estado é bom, apesar de alguns contratempos que todo estado tem. Ele precisa estudar mais! IMBECIL E IDIOTA….que raiva deste cara!!!

Escrito por Thiele
13/04/2010, 9:56

10. Sendo irônico, o Rogério escreveu sobre a inexpressividade econômica, política, social, cultural e etc da ilha (Amapá) para o resto do Brasil. Mostrou desconhecimento, mas não está de todo errado. Eu gostei muito do último parágrafo…KKKKK.

Escrito por Odilson Marques
13/04/2010, 10:03

11. QUE RAIVA…..FIQUEI REVOLTADA COM ESTE IDIOTA….BURROOOOOOOO

Escrito por Thiele Lacerda
13/04/2010, 10:15

12. Esse rapaz é um ignorante, burro, acho que ele nunca estudou na vida. Como pode considerar-se jornalista desse jeito…Ele nem imagina o quanto nosso estado é bom, apesar de alguns contratempos que todo estado tem. Ele precisa estudar mais…imbecil!!!

Escrito por Thiele Lacerda
13/04/2010, 10:17

13. Resumindo, um grande filho da puta!

Escrito por Gilbert Sampaio
13/04/2010, 10:26

14. Nao precisamos de muitas provas pra saber que o amapa existe e que é um maravilhoso estado.

Para quem viu o carnaval de 2008 do rio e viu a beija flor sendo campeã homenageando a cidade de macapá.

Caro Rogério Borges da proxima vez preocure saber mais do assunto que ira falar ok.

Escrito por joao paulo
13/04/2010, 10:26

15. Simples, ele nao tem prepara algum pra ser um jornalista, pois todos aprendem na escola,que um dos extremos do Brasil é do Oiapoque ao Chuí, onde será que fica o Oiapoque??

Abraços!

Escrito por Thiago Assis
13/04/2010, 10:31

16. “Nem escandâlo de corrupção tem no Amapá” definitivamente ele tá muiiiiito mal informado…

Escrito por Daiana
13/04/2010, 10:31

17. É simplesmente assim que posso chamá-lo. Diante de tantas ignorancias escritas num artigo intitulado “Amapá, uma abstração”.

Vem cá você! – Como o Sr. chegou a terminar o ensino fundamental, sem ao menos conhecer a geografia do teu país? Se é que és brasileiro?

Nossa! Dizer que o Estado do Amapá não existe? Já olhou no Mapa do Brasil? Já que o Sr. citou a rede Globo como referência. Acredito que não assistas os noticiários da mesma. Pois inúmeras vezes já foram exibidas matérias sobre o Amapá. Vão alguns exemplos: Globo esporte com o Surf na Pororoca, Estádio Zerão (Cujo também é cortado pela Linha do Equador), Ah! também fomos notícia com escândalos no Jornal Nacional, como a Operação Pororoca da Polícia Federal (Escândalo político, sabia?), infelizmente aqui também existe corrupção. “tivemos até um senador cassado (Cabiperibe)”. Dentre muitas outras vezes das quais o Estado do Amapá já foi Notícia, na sra. Rede Globo e outras emissoras das quais se o sr. tivesse se dado ao trabalho de pesquisar saberia. Ah vai uma sugestão. Pesquise o Amapá no Google, lá também o Amapá aparece como ESTADO BRASILEIRO.

Quer mais provas de que o Amapá existe? Pena que não estou em casa, se não te mandaria uma cópia da minha certidão de nascimento, e assim você passaria a conhecer mesmo que via on-line alguém que NASCEU e VIVE no Estado do Amapá.

Mas, vou terminando por aqui, pois, com pessoas como o sr. não dá para perder tempo. Ah, a prósito o Sr. e o jornaleco para qual escreve, ficaram conhecidos pela ignorância publicada em seu ACHISMO. Mas, fique certo de que isso não foi e não será nada positivito para sua carreira.

Ah quando tirar férias – Venha visitar o Amapá – Três companhias aéreas fazem vôos até aqui. Entre elas: GOOL, TAM e Air Puma. Venha conhecer o Marco Zero do Equador e a Fortaleza de São José de Macapá (Patrimônio Histórico do Brasil), nosso marabaixo (dança popular), artesanato, dentre outras particularidade dos Tucujús.

Ariele Martins

Escrito por Ariele Martins
13/04/2010, 10:33

18. Liberdade de Imprensa é isso também não é? Mais vamos combinar, se ele soubesse usar o Google, teria passado menos vergonha! Porque além de podre é vergonhoso.

Escrito por Mariana Alencar
13/04/2010, 10:42

19. “Analfabeto Cultural”

É simplesmente assim que posso chamá-lo. Diante de tantas ignorancias escritas num artigo intitulado “Amapá, uma abstração”.

Vem cá você! – Como o Sr. chegou a terminar o ensino fundamental, sem ao menos conhecer a geografia do teu país? Se é que és brasileiro?

Nossa! Dizer que o Estado do Amapá não existe? Já olhou no Mapa do Brasil? Já que o Sr. citou a rede Globo como referência. Acredito que não assistas os noticiários da mesma. Pois inúmeras vezes já foram exibidas matérias sobre o Amapá. Vão alguns exemplos: Globo esporte com o Surf na Pororoca, Estádio Zerão (Cujo também é cortado pela Linha do Equador), Ah! também fomos notícia com escândalos no Jornal Nacional, como a Operação Pororoca da Polícia Federal (Escândalo político, sabia?), infelizmente aqui também existe corrupção. “tivemos até um senador cassado (Cabiperibe)”. Dentre muitas outras vezes das quais o Estado do Amapá já foi Notícia, na sra. Rede Globo e outras emissoras das quais se o sr. tivesse se dado ao trabalho de pesquisar saberia. Ah vai uma sugestão. Pesquise o Amapá no Google, lá também o Amapá aparece como ESTADO BRASILEIRO.

Quer mais provas de que o Amapá existe? Pena que não estou em casa, se não te mandaria uma cópia da minha certidão de nascimento, e assim você passaria a conhecer mesmo que via on-line alguém que NASCEU e VIVE no Estado do Amapá.

Mas, vou terminando por aqui, pois, com pessoas como o sr. não dá para perder tempo. Ah, a propósito o Sr. e o jornaleco para qual escreve, ficaram conhecidos pela ignorância publicada com base no seu ACHISMO. Mas, fique certo de que isso não foi e não será nada positivito para sua carreira.

Ah quando tirar férias – Venha visitar o Amapá – Três companhias aéreas fazem vôos até aqui. Entre elas: GOOL, TAM e Air Puma. Venha conhecer o Marco Zero do Equador e a Fortaleza de São José de Macapá (Patrimônio Histórico do Brasil), nosso marabaixo (dança popular), artesanato, dentre outras particularidade dos Tucujús.

Ariele Martins

Escrito por Ariele Martins
13/04/2010, 10:43

20. Ignorância! Só posso sentir pena desse pobre colunista de décima! A melhor coisa que ele poderia fazer seria vir aqui.. tão simples de ver que o Amapá existe e tem suas particularidades, fala em futebol mas pelo visto não conhece Bira, que jogou no Fluminense, oriundo DAQUI, não conhece a mais recente estrela, também oriunda DAQUI, Alline Calandrini, que tá arrasando no feminino do Santos e da Seleção Brasileira, provavelmente não lê sobre política o suficiente pra saber o que diz a Lei Capiberibe. Lamento tanta alienação.. veio falar logo da Rede Globo, que já veio por aqui várias vezes.. Maurício Kubrusly, no Me Leva Brasil, Globo Repórter, Esporte Espetacular sobre o estádio do Zerão, Mariana Becker acompanhando a tocha do Pan no Marco Zero, etc. Ele também deve não saber que Record e SBT TAMBÉM já passaram por aqui.

Ele poderia se dar ao trabalho de passar pelo menos UM DIA ali no Trapiche Eliezer Levi e ver o tanto de estrangeiros que visita nosso estado. Eu, pelo menos, já cansei de ver entre americanos, europeus e japoneses passeando por lá e já conheci, inclusive, GOIANENSES que estavam tirando fotos lá! Nunca deve ter ouvido falar do Parque Montanhas do Tumucumaque, que, infelizmente, é administrado por estrangeiros também, mas isso leva a outro assunto.

Então, como ele é um colunista de décima categoria, não deve ter poder aquisitivo suficiente pra sequer comprar passagem pra vir pra cá. Escrevendo artigos desse tipo.. ele nunca vai sair do buraco que está. Buraco sim.. pra não conhecer sequer alguém que tenha passado por aqui.. só pode ser um buraco! Que mundo ele vive?!

Chamar atenção, sim, ele conseguiu.. contra ele! Não vai longe mesmo.. e um conselho pra ele: procure se informar, escrever coisa produtiva, pra ganhar dinheiro e VIAJAR! Vai diminuir seu grau de ignorância e falar menos besteira.

Escrito por Adriely Salvador
13/04/2010, 10:44

21. Luciana…esse foi o email que mandei p esse mestre em jornalismo…

Meu caro….. ROGÉRIO BORGES

Saiba que o Amapá existe sim… vc é um idiota, burro e imbecil vai estudar mais como pode considerar-se jornalista desse jeito, não sabe nem oq escreve….te garanto que os jornalistas daqui ganham mto mais do que vc praí…sao pessoas finas e estudadas….seu ignorante!!!

Vc nem imagina o quanto nosso estado é bom, apesar de alguns contratempos que todos tem, ele é rico em mtas coisas que com certeza e absoluta o seu não é….vou só te atualizar em algumas coisas que eu acho que vc não estudou na sua escola de burros….

Nosso estado é….banhado pelo rio Amazonas, cortado pela Linha do Equador, faz fronteira com a Guiana Francesa, palco do Equinócio, e onde acontece a Pororoca aliás acho que vc nem sabe o que é “Equinócio e a Pororoca”….rsrsrrsrs……foi homenageado no Rio de Janeiro pela escola de samba Beija Flor, tem minérios poderosos, e palco de mtas atracões “nacionais e internacionais” ….será que já deu p/ atualizar mais essa cabeça de jumento que é a sua? Fora que é rico em sua biodiversidade: em sua Fauna e Flora….o Amapá é o mais preservado do Brasil…

TA BOM P/ VC?……BURROOOOOOOOOOOO

Escrito por Thiele Lacerda
13/04/2010, 10:47

22. ilha de lost? sawyer e jack? peter pan e guliver?

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

é claro que a linha do equador é imaginaria, ou por 1 acaso tu queria ver 1 risco preto cortando o céu? o nome desse fenomeno se chama equinocio que se da quando o sol cruza o plano do equador,

polito é politico não vou entrar nesse assunto, fala merda e faz merda e a rede globo é o que? a globo viro dona do brasil declarando qual estado é estado qual territorio é territorio por fazer uma materia? me poupe! é mais 1 brasileiro que, ao que me parece e que esta escrito dentro do artigo, so sabe argumentar diante o futbol, quer dizer então que se o são josé do amapá tivesse ganho o amapá seria um estado? muito bem muuito bem.

pessoas com mente limitada tenden a ter uma visão limitada e as vezes você deve abrir sua mente para o impossivel para conseguir enchergar a verdade ( não lembro do autor dessa frase ). Uma das coisas que mais me preocupou nesse artigo foi ver o quão pobre é o vocabulario do dono do artigo e ver como deixam pessoas sem uma visão clara e com falta de mais 1 pouco de estudo plublicando artigos desse genero em jornais dizendo que um estado do país dele não existe. Moramos no Brasil a terra do “eu faço o que eu quero” brasileiros devereiam falar bem do seu país e não diminuir ou tentar denegrir a imagem de um de seus estados. Na boa, no minimo esse cara deve ter algum descendente argentino heheehehehehehehe

Escrito por Vinicius
13/04/2010, 10:49

23. Vejamos se este cidadão chamado rogerio bo…,bo, co,ou qualquer que seja seu sobrenome acha que o Amapá é uma abstração, avaliemos o que ele pensa se pensa sobre as coisas concretas que se abateram recentemente sobre o governo de Brasilia, as enchentes de São Paulo, Rio de Janeiro Bahia, Pernanbuco,isto tudo para ele deve ser mera fantasia de televisão alguma novela, pois mentes vazias nunca vão discernir o real da fantasia.

Só te recomendo que estudes mais para não falar besteiras e ser redicularizado perante a sociedade.

Até breve

Escrito por albino souza
13/04/2010, 10:59

24. Só uma pergunta: por que estamos dando tanto ibope para esse bobo?

Escrito por Lulih Rojanski
13/04/2010, 11:03

25. Rogério.. que texto.. que habilidade… vc é o cara!

Escrito por O Pensador
13/04/2010, 11:11

26. Com este comentário infeliz, resta demonstrado que o escritor Rogério Borges é desprovido de conhecimento geografico, deixando exposto que só conhece a região centro-oeste do país.

No norte, onde está localizado o Estado do Amapá, está localizada a maior parte das riquesas Naturais do nosso país, e só para o seu conhecimento, contem a maior reserva biológica do mundo que é a Floresta Amazônica com um terço das espécies vivas do planeta.

Outrossim, anualmente vem até o estado surfistas de varias parte do Brasil para conhecer o fenómeno da “pororoca”, atraidos para surfar a esquisita onda de Rio, na Ilha de Marajó, onde o Rio Amazonas encontra com o Oceano Atlântico.

Se não bastace, o estado do Amapá é banhado pelo segundo Rio mais extenso da terra, o Amazonas,compreendendo sua extensão 5.825 km.

Ao contrario deste brasileiro que não reconhece a importância do Norte do País, os estrangeiros dão bastante valor, pois como se sabe tem empresas internacionais querendo comprar areas enormes da Floresta Amazonia para explorar suas riquezas naturais; Navios Cargueiros que vem até os Rios e abastecem seus tanques com aguá doce para levar para a Europa.

Agora, se mesmo assim o escritor não reconhecer a exitencia do estado, basta ir até uma agência de viagens e comprar uma passagem para Macapá (capital do estado), que ele verá que o Estado existe e que falou uma grande bobagem.

Escrito por Christopher Serrano de Andrade
13/04/2010, 11:11

27. Logico que existe o Amapa seu inutil eu moro no Amapá

Escrito por Diego
13/04/2010, 11:21

28. ei…vc ja viu o novo quadro do programa mais voce.EU SOU SHOW..

Acho que devemos todos mandar uns emails para producao da GLOBO (programa mais voce) pedindo pra convidar esse cara para uma entrevista com a Ana Maria, quem sabe esplica o porque deixe artigo.A produção convidaria todos os reportes da globo que ja gravaram no amapá, os carnavalesco da beija-flor, varios ex-bbbs e etc…Queria ver essa cena o q acham…

Escrito por erick
13/04/2010, 11:22

29. Esse rapaz deve ser um recalcado que recebeu ou tomou um belo par de chifres de uma bela morena amapaense por essa razão está querendo difamar o estado do Amapá.

Escrito por Cauê
13/04/2010, 11:23

30. esse cara quer ibope ja vi muito disso..ele que é fama vamos dar logo esses minutos de fama pra ele….

Escrito por erick
13/04/2010, 11:27

31. O que se quer com esta materia é divulgação, publicidade! Não vale a pena dar resposta. O melhor é ignorar!

Escrito por Luciane
13/04/2010, 11:27

32. nossa, me entristece grandemente ler um artigo como esse,, como uma pessoa consegue ser tao ignorante no sentido real da palavra, como uma pessoa q se auto denomina um ser pensante, tem a coragem de escrever tanto absurdo num so artigo. Meu caro, estude mais, leia mais, se atualize mais, pois se tem alguem aqui q vive em uma terra q nao exite nao somos nos do AMAPA, tenho plena convicçao de q esse alguem é vc.

Escrito por rose silva
13/04/2010, 11:30

33. O que mais acho engraçado é como pode um homem que se intitula jornalista publicar um artigo falando absurdos de um Estado que existe sim geograficamente, politicamente e culturalmente. No mínimo, ele precisa estudar mais uns 4 anos para adquirir conhecimento suficiente para escrever sobre um lugar tão bonito e que possui suas belezas naturais e culturais.

Podemos citar que o Amapá se destaca dos demais por vários motivos que podem comprovar sua existência: ele é banhado pelo maior rio: o Amazonas, é cortado pela linha do Equador, é palco do Equinócio: fenômeno que atrai pessoas de todas as partes do Brasil, tem a Pororoca que também já foi apresentada em programas nacionais e atraiu surfistas e equipes de reportagens de todos os cantos, é o Estado com menos índice de desmatamento, foi mais uma vez apresentado aos brasileiros quando a escola de samba Beija-Flor levou para a avenida a história do nosso tão querido Amapá e foi campeã, entre outras coisas.

Se Rogério Borges fosse “jornalista por vocação, persistência e paixão” como ele cita no perfil iria ter mais cuidado ao escrever sobre uma região onde moram inúmeros amapaenses apaixonados pela terra em que vivem e que sabem e conhecem realmente os encantos deste lugar. Se livros e divulgações nacionais e internacionais não foram suficientes para este tão “pobre” jornalista obter informações para escrever um artigo (que pra mim trata-se de um texto sem conteúdo e que não contribui em nada na vida de amapaenses, goianos, paulistas, cariocas, pernambucanos, cearenses, paraenses, nordestinos e, assim, por diante), o mais adequado seria que ELE comprasse uma passagem aérea e viesse nos visitar, porque aqui ele encontraria um quadro totalmente diferente do que o mesmo imagina. Quando Rogério diz “que o Amapá é uma alucinação”, acredito que ele sim deve está sendo insensato, desvairado e está com uma loucura sem limites, ao ponto de falar desta forma.

Até a política foi criticada. Essa sim merece reclamações profundas, porque como em todo lugar nossos políticos ainda precisam acreditar mais em nosso Estado, ajudar mais os amapaenses e ajudar o Amapá a desenvolver-se,pois isso seria uma das alternativas para sermos reconhecidos por pessoas desinformadas como Rogério Borges. Enquanto a escândalos, ELE foi contraditório, porque citou o caso do Senador Sarney, que foi alvo por semanas de jornalistas e senadores. Um escândalo, não acha? Ah… e que o mesmo saiba que Sarney tem residência aqui também. Então, mais uma vez o “JORNALISTA” comprovou que o Amapá existe!

E se ELE diz que não conhece ninguém que tenha nascido no Amapá, afinal o que somos? Seres de outro planeta? Alienígenas? Na verdade, não sabe o quanto é maravilhoso ser natural deste Estado. E se Peter Pan chegou até aqui é porque ele encontrou a terra encantada, não acha Rogério? E como você pode dizer que a Globo não chegou até aqui? Temos uma afiliada da rede: a Tv Amapá, que já enviou uma série de reportagens do Estado para a emissora nacional e que foram divulgadas, você pelo jeito não assisti jornal! Que belo jornalista!

Para você ter comprovação que o Estado existe deveria ser apresentado com escândalos na tv, como a maioria das regiões aparecem? Creio que você esteja em um plano paralelo ao de todos, o da insanidade, da desinformação… Te falta inteligência e raciocínio para ser um profissional da comunicação. Só não podemos admitir que um ser que “ se faz de jornalista” venha duvidar da essência de algo que ELE mesmo comprovou que existe em uma “dissertação” (porque não posso tratar isso como um artigo). E agora te pergunto Rogério: você sabe o que é o açaí? Já tomou alguma vez? Só pra você ter uma idéia esse é um dos produtos extraídos do Amapá e exportado para vários Estados, que já utilizam a fruta como fonte de energia, é um alimento que já faz parte da mesa de vários brasileiros.

Não posso dizer que o Amapá ou qualquer outro lugar tem defeitos, posso me referir como dificuldades existentes em todas as regiões, como por exemplo, a falta de infra-estrutura.

Enquanto a músicas meu caro Rogério, lamento em lhe dizer que temos compositores maravilhosos, vou te citar apenas um trecho de uma delas: “ Eu amo você, terra minha amada!” para você ver que valorizamos o que é nosso!

Se você viesse ao Amapá teria a certeza que há presença física sim, pois todos nós estamos loucos para conhecê-lo pessoalmente! Acho que o seu problema foi com o time de futebol, porque depois do inusitado jogo você resolveu escrever, colocar no papel tanta desinformação. Acho que você tentou conquistar um dos jogadores amapaenses e não conseguiu, sentindo-se desiludido com a falta de interesse dos mesmos!

O Amapá é sim um Estado de fantasias, pois ainda podemos morar em um lugar tranqüilo, produtor, de pessoas de bem e que valorizam cada pedacinho deste lugar, que ainda não tem histórico de violências como nas tão ditas cidades grandes, centros urbanos… Ainda podemos caminhar pelas ruas sem medo de assaltos e seqüestros repentinos, ou até mesmo, de convivermos com pessoas inúteis e desinformadas como você. É uma vergonha para o Brasil ter uma pessoa como você que se “faz de jornalista”, se dependêssemos da sua inteligência e informação para divulgar os acontecimentos deste país internacionalmente, estaríamos todos mortos passando fome, porque você não iria trazer nenhuma contribuição, se quer.

Só posso dizer que você é intitulado como “jornalista por persistência mesmo”, porque você é um profissional tão desqualificado que só a força de vontade te mantém em jornais como este, pois tens que adquirir conhecimento e experiência para poder crescer profissionalmente e para aprender a ser um crítico construtivo. E saiba: “Ser jornalista, nos dias de hoje, é abrir canais para a interatividade e ter responsabilidade social… Responsabilidade de construir uma sociedade democrática, onde diversos discursos têm lugar. Algo que você não teve ao publicar um texto como este!

Escrito por Alinne Amnjs
13/04/2010, 11:30

34. é um imbecil um cara desse. concordo com Lulih Rojanski não pode dar ibope q é isso q ele quer… agora imaginem a qualidade desse jornal para ter um cara desses como colunista.. meu deus… se for só pra imprimir eu vou montar um jornal pra mim… ADEUS!!

Escrito por Matheus Assis
13/04/2010, 11:35

35. Eu tooo preparandoo uma boa respostaa, pra esse Idiota, Fdp! pq nem a mãe dele soube da educação direitoo pra ele! Rááá Super IRRITADAAA demaiiiiiiis !

Escrito por Gilmhara Barata
13/04/2010, 12:27

36. POSTADO NO BLOG DA JORNALISTA ALCINÉA CAVALCANTE

O TEMPO É O SENHOR DA VERDADE!!!

Quero dizer uma verdade. JOÃO ALBERTO RODRIGUES CAPIBERIBE (PSB-AP), líder dos socialistas no Amapá. Queiram ou não “Capi” representa a maior referência de políticos que pensam nesse país. Ouvi falar dele em Florianópolis (SC), de onde curto um visual da dança das baleias.

Quero dizer tambem que a ideia de Desesenvolvimento Sustentável não é ideia de “Capi”, nunca foi, mas ele é um cara inteligente, ler bastante, é atualizado, a companha a linha do tempo. Aí está a diferênça…

A ideia de Desenvolvimento Sustentável se pensa desde a fisiocracia, perpassando pela Revolução Industrial (século 18), coferências de Estocolmo, Tibilise (Georgia)… Até chegar na Rio-92, onde se define o conceito de biodiversidade que, até então, não se conhecia, etc.

Para finalizar. Capi, no seu governo, implantou um plano chamado de PDSA – Plano de Desenvolvimento Sustentável do Amapá, baseado nas ideias ambientalistas que se discutiam até mesmo dentro de Comunidades Alternativas, nos anos 60.

Enfim, os recursos naturais tinham que ser utilizados de forma equilibrada (economicamente) para preservá-las para as gerações futuras. Mas, quando se estuda Marx, entende-se que o contráro do grande capital, chama-se “antítese”. Aquilo que vem de encontra a exploração do homem pelo homem. A tese que vai contrapor o capitalismo explorador. Essa ideia os mercenários do capital não aceitam.

Tanto os empresários locais (amapaenses) como a imprensa jabazeira, na época, jogaram por terra as ideias de sustentabilidade. Os amapaenses perderam com isso.

WG foi alem, quis apagar o termo DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL de sua gestão, não conseguiu, porque a exigência do governo Lula (FEDERAL) e do mundo é trabalhar política de sustentabilidade planetária.

E agora, algozes do DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL? Vocês vão ter que comer CAMAPU e PATÊ DE CHICÓRIA a preço de Euros.

O “Capi” tava certo, continua certo. O tempo é o senhor da verdade!!!

P.S.: Isso é só o começo!

Escrito por TICO BAUHAUS
13/04/2010, 12:31

37. quanta ignorância .. alguém por favor dê a este burro de carga um mapa, livros de geografia, pode ser até mesmo um livro de história do amapá !

Serve também uma passagem aérea p cá , para ele ver como é a ilha de LOST !

Escrito por Larissa
13/04/2010, 12:42

38. Parabens Rogério…

Graças a você agora o Amapá existe!

Escrito por José Vitor
13/04/2010, 13:22

39. Pois bem seu Rogério Borges eu sou um cearense de natureza, e amapense de coração corpo e alma lhe digo “sumano” que o nosso povo tem raiz e cultura você já ouviu falar em marabaixo não é claro você pouco se importou em pesquisar antes de escrever, sem levantar a bandeira politica de ninguém temos politicos inteligentes que fazem desse lugar um bom lugar pra morar, viver crescer e, ser feliz. sabe por que não somos lembrados nos jornais nacionais da vida por que aqui não se mata por um tênis aqui a vida é com liberdade de ir e vir aqui a vida segue com uma beleza que você do alto do seu ironico amador jornalismo frio e hipócrita jamais entenderá e, quer saber nós que construimos esse estado não fazemos sequer questão que você novamente fale do nosso lindo estado sabe por que,por que não são pessoas iguais a você que consturiram um forte lindo de são josé nem tampouco foi pessoas com a sua perspectiva de vida que um dia plantou uma arvore dessa cidade super arborizada com relação ao empresariado não somos os maiores do brasil porém temos algumas mentes brilhantes que cresceram e fazem história no brasil com seus produtos como ratificação disso procure se informar sobre a Sambazom e Qsabor você vai ter uma dimensão de como fazemos negócios, sobre esporte é muito fácil falar mal de alguém quando se tem um bom time como goiás porém sei que a sua má analise desse lindo estado não representa o pessamento do povo goiano aliás tenho muitos amigos goianos que se entristecem com esse seu artigo,só lembrando a você foi narrando a beleza do nosso estado que a beija flor levou um titulo do carnaval mais disputado do mundo ao escrever tudo isso me pergunto e lhe pergunto será que quem realmente não existe não é o senhor pois um homem pra mim inExiste no momento que agride algo que eu ou amo ou passei a amar

Amapá é fácil de viver mais fácil é TE amar.

(Por favor alguém encaminhe a esse senhor essa menssagem)

Escrito por Frank Portela AMAPAENSE
13/04/2010, 13:32

40. Apesar de extremamente grosseiro, ofensivo e demonstrar um altíssimo grau de ignorância em Geografia e História do Brasil, crei que o tal jornalista, bairrista e preconceituoso, na verdade, demonstrando sua revolta, busca chamar a atenção dos amapaenses que insistem em manter no poder através do voto uma velha praga perniciosa e peçonhenta que atende pelo nome de Sarney, o “Fofo”! Essa é uma praga que atinge a todos os brasileiros, e os amapaenses são os culpados disso por votarem nele! Eu como amapaense também me revolto, sinto-me enojada ao ter que conviver com a ideia de esse sujeito ser senador pelo meu Estado!É, de fato, uma vergonha inominável!!! E pra piorar, a maioria dos políticos locais comporta-se com absoluta subserviência diante daquele ser como se ele fosse um deus! É ridículo!No entanto, é necessário informar ao jornalista que nada sabe sobre nossa terra que surgiu aqui, no Amapá, uma lei de alcance nacional, a Lei de Transparência nos gastos públicos, conhecida como a “Lei Capiberibe”, de autoria de uma das maiores capacidades deste país, o ex-senador pelo Amapá, o Sr.João Capiberibe, uma raridade em termos de política brasileira, que certamente não há igual ou parecido em Goiás! A lei Capiberibe beneficia também os goianos, já que é Lei Federal! “Chupa essa manga, mano!” “Égua!!!”.

Escrito por Josy
13/04/2010, 13:35

41. NOssa que pau-no-cu filho da puta :O

Ridiculo o que escreveu,concordo que la é atrasado por culpa tambem das politicas publicas e do povo que se fudeu pq os filhos da puta do centro-oeste e do sul e sudeste foram pra la encher a porra do saco na politica,vai te fuder seu escroto do caralho,tomar no teu cu,enfia uma pica no e depois chupa seu lezado da porra

FILHO DA PUTA

Escrito por Leo
13/04/2010, 13:37

42. aceita ae,pelo menos alguem tem que mandar ele se fuder pra todo mundo ver

Escrito por Leo
13/04/2010, 13:38

43. Concordo com a Lulih Rojanski… Um cara desse tipo nem merece conhecer o Amapá mesmo… Cada um com sua ignorância e imbelicidade. Faltou assunto pra escrever e resolver escrever qualquer coisa sem o mínimo de conhecimento, sem fazer o que qualquer jornalista de verdade faria: pesquisar.

Escrito por Pedro Caio
13/04/2010, 14:00

44. Como deixaram um garoto tão patético escrever em um jornal?

Bom, pra começar, conheço algumas pessoas do Amapá e já vi váárias reportagens sobre lá.

Rogério Borges, você é um moleque tapado, com cara de abobalhado.

Escrito por Adriana
13/04/2010, 15:19

45. Se ele conhecesse melhor o Amapá, a crônica seria ainda mais revoltante para os amapaenses.

Pra quem queria o pedido de desculpas do tal jornalista:

http://rogeriopborges.blogspot.com/

Escrito por Erick Chagas
13/04/2010, 15:29

46. Desde que me tornei cronista, redigi alguns textos que geraram reações. Algumas positivas, outras negativas. Isso é normal, faz parte do jogo. Quem publica, se presta à avaliação do público, o que é salutar.

O lamentável, às vezes, é que esse julgamento se dá em parâmetros equivocados. Foi isso o que ocorreu com meu mais recente texto, uma crônica em que coloco em dúvida a existência do Amapá. Recebi e-mails, fui “elogiosamente” referido no twitter e também neste blog por cidadãos do Amapá indignados com minha “ignorância”, meu “desrespeito” e minha “burrice”.

Comentários normais, não fosse o fato de o texto ter sido lido, em quase 100% do que comentaram, de forma totalmente equivocada. Acharam que a crônica era artigo de opinião, reportagem jornalística ou coisa que o valha. Equívoco, e dos grandes.

Crônica é o resquício de literatura nos jornais e, portanto, não tem o compromisso com a verdade dos fatos como deve ter as matérias jornalísticas. A crônica também não exprime necessariamente a opinião de quem a escreveu, já que não se trata de um artigo. É um texto de ficção, que pode falar de atualidades e e se basear em fatos reais, ou não.

Já fiz crônicas em que ameaçava matar pinchers a pisadas. Matei algum? Claro que não. Já inventei uma personagem, a Dona Iraci, que é uma velha fofoqueira e maledicente. Ela existe. Não. Já falei sobre as mais diversas bobagens, ironizando ou brincando com questões que mexem com o imaginário coletivo. Penso tudo o que escrevi? Claro que não.

Com o Amapá ocorre a mesma dinâmica. Claro que sei que o Amapá existe. Ainda não estou esclerosado. Claro que eu conheço pessoas do Amapá. Tirei sarro delas. Claro que sei o que é ser discriminado. Goiás também é. Aliás, muitos dos comentários, esses nada cronísticos e sim raivosos e descontrolados, demonstraram os preconceitos das pessoas em relação a Goiás.

Quando se escreve uma crônica, com a liberdade de criação que ela permite, imaginamos que os leitores também terão a abstração do autor, entrarão em um mundo possível, mas não real. Literatura, não importa de que qualidade seja, aposta nesse acordo tácito. Machado não morreu para escrever Memórias Póstumas com seu “narrador defunto”. Guimarães Rosa não se tornou um jagunço para poder criar as histórias de Riobaldo em Grande Sertão: Veredas. E mesmo Flaubert, que declarou que “Madame Bovary c’est moi” não era, ele próprio, uma esposa adúltera.

Aos mais ofendidos pela crônica, não peço desculpas: peço mais abstração. Na crônica, que tem espaço reservado no jornal, com anúncio em letras garrafais, no suplemento de cultura, para que não paire dúvidas a respeito de sua natureza, é necessário imaginar e não se ater ao pé da letra do texto.

Passo a moderar os comentários neste blog porque minha mãe não tem nada a ver com os que leram errado minha CRÔNICA.

Abraço aos seguidores deste blog.

OBS: Ah, e para que não pairem dúvidas, sei que o Amapá existe sim. Sei há muito tempo, muito antes do Google, que me foi tão singelamente indicado por muitos.

Escrito por O próprio
13/04/2010, 15:32

47. rsrs

Escrito por O próprio
13/04/2010, 15:33

48. EI, PESSOAL, CALMA AÍ!!!

O rapaz de Goiás (GO), só tá tirando um sarro com a cara de vocês (amapaenses). Calma, calma… Sarro no sentido de provocar uma reflexão…

Agora, verdade tem que ser dita: o Rogério Borges (o jornalista de Goiás) faz uma descrição fantástica, que coloca qualquer pessoa, sem paixão, que mora no Amapá, a refletir sobre os acontecimentos dos últimos 25 anos.

É juto dar um mandato de 24 anos de senador da República para alguem que está (desculpe-me a expressão)”cagando para o povo daqui?” Não é verdade? Olhem para o seu redor?

Portanto, não vejo motivo para execrar o jornalista de Goiás.

Há mil motivos para agradercer-lhe e ler o que ele escreveu e pensar na realidade que estar a margem esquerda do rio Amazonas.

Pelo menos, diante da situação que se encontra o Estado do Amapá. Parece mesmo a “Ilha de Lost”. Que tem o time de São José que perde de 7×0 pro Goiás. O mesmo presidente do São José, é (ou era) presidente da escola de samba Boêmios do Laguinho, que deu uma de porra louca no carnaval 2010, cujo resultado final terminou dentro do Quartel da Polícia Militar, fiscalizado por promotor e tudo? (é brincadeira).

Pense nisso, pensem nisso e reflitam. O jornalista, de Goiás, só está contribuindo para abrir a mente dos amapaenses.

As mentes precisam deixar de ser provincianas.

É só isso!!!

P.S.: Luciana Capiberibe, espero ganhar o livro que fala a respeito dos “Arquivos Secretos da Rede Globo”. Mande para o meu e-mail:…(rsrsrs).

Escrito por TICO BAUHAUS
13/04/2010, 15:45

49. Melhor que pessoas assim não saibam onde fica nosso Estado, já bastou o Sarney!

Escrito por Bruna Cereja
13/04/2010, 15:46

50. Lamentável que ainda existam jornalistas assim.

Escrito por Jorge Monteiro - Amazonia - Brasil
13/04/2010, 15:53

51. O Rogério não tem nada de bobo, é genial o seu texto. Bobagem é o que tenho lido por aqui. As pessoas se sentem ofendidas com uma brincadeira, e levam ao apogeu da seriedade. Não percebem o doce veneno da ironia… (ironia não – que é coisa de viado, segundo o CQC) do sarcasmo? Nossa obstinação veemente de achar que Macapá é o melhor lugar do mundo é bairrismo, demonstração de fraqueza de sentir-se orgulhoso do lugar em que vive. Daí surge alguém de espírito malicioso, e retrata de maneira criativa a impressão que tem de um estado tão longínquo no mapa. E aponta aos defeitos mais estapafúrdios que eventualmente possuímos. Eu ri à beça da sacanagem, especialmente dos 7 a 0 que o meu time – São José – levou do Goiás. Peço que não me levem a mal, mas eu sou tão minhoca quanto a vocês. E não levo também desaforo pra casa, esse Rogério vai se vê comigo. Quero saber o que Goiás tem, além de duplas sertanejas…

Escrito por Ademir Pedrosa
13/04/2010, 16:13

52. Isso é muito “#Fail”

Sua tentativa de fazer um texto “cult” a la sarcasmo, fracassou.

Sei que você, como brasileiro e principalmente como jornalista deve saber que a Ética, além de ser matéria, é obrigatória nesse ramo.

Mesmo hoje, que não é mais obrigatório o diploma para esta profissão, não quer dizer que qualquer adolescente possa brincar no jornal do papai ou da mamãe,

e se fazer de inteligente e sair pipocando babozeiras pra população.

É por essas e outras que a classe de jornalistas está perdendo sua credibilidade.

Se você quer “causar”, suje apenas a sua reputação, não a de uma classe de trabalhadores sérios, comprometidos com a boa e verdadeira informação.

Assim, você só contribui com a ignorância.

Procure fazer um texto sobre seu Estado. Aproveite que Brasília está aí e é cheia de assuntos para menininhos adolescentes, como banda de rock.

Se você for um jornalista sério, e se seus colegas costumam fazer matérias parecidas, agora sim entendo porque só saí daí mulher de jogador de futebol e dupla sertaneja.

E sim, sabemos que você sabe onde o Amapá fica “geograficamente” falando, mas você ainda não aprendeu onde fica o bom senso.

@BrunaCereja

Escrito por Bruna Cereja
13/04/2010, 16:17

53. ROGÉRIO BORGES? QUEM??

O blog A Coisa Pública está fazendo uma gincana entre ETs, Sacis e Mulas-Sem-Cabeça (parece ser essa a classificação do tal jornalista goiano) para ver quem consegue comprovar a existência de Rogério Borges.

Escrito por Ronaldo Rony
13/04/2010, 16:22

54. O rapaz tem um estilo a ala Diogo Mainard, o tipo de pessoa que curte falar de coisas sérias com ironia e sarcasmo, porém foi infeliz – e tá claro aí xenofobia, que eu repudio – pq o resultado ficou sem graça e sem denúncia…e pra entornar o caldo ainda ficou ofensivo gratuitamente. Não tenho a menor idéia se ele teve uma grande decepção ou mágoa referente Amapá, se está tomando as dores do povo daqui (que, vamos combinar, é sempre tratado pela Corte (BSB) como bando de gente da periferia do Brasil), ou se fez isso apenas por gracinha mesmo. No final ficou horrível, pq é de mau gosto as expressões e o tratamento dado ao Amapá e a todos nós que moramos aqui. Não achei graça.

Escrito por Dulcivania Freitas
13/04/2010, 16:56

55. Além de preconceituso, de não ter estudado geografia,este jornalista é muito desatualizado, corrupção é o que mais veio a tona nos ultimos anos no Amapá. Só pra refrescar o desvio de verba para o aeroporto de Macapá; O caso da Mineradora MMX; deputados algemados; Ponte em construção que Caiu no mês passado. Vamos Para por aqui.

Bom a maior conclusão que chegue, ele é MUITO INTELIGENTE. Está tentando nos induzir à fazermos uma vaquinha para pagar passagem dele para conhecer as belezas de Nossa Terra. rsrsrsrsrs

Qual é outra Capital do Brasil que tem em sua Margem um Magestoso Rio como esse? Nenhuma. E ainda mais Goiane… quem mora lá so pode ficar imaginando mesmo.

Escrito por Andréia Souza
13/04/2010, 16:58

56. O Amapá existe… e como existe

Não restam dúvidas que o senhor Rogério Borges esta passando por uma fase complicada na sua vida amorosa. Na certa ele estava completamente apaixonado por um AMAPAENSE (não posso definir o gênero por não saber sua opção sexual, então, fica ai essa interrogação “?????????????????????????????????????????????”). Suponho que ele foi abandonado ou CORNEADO (vale a segunda opção). Não é ignorância, falta de estudo (detalhe: livros de Geografia, Atlas… entre outros) e principalmente falta de cultura, pois o “dito jornalista” (se é que se pode de jornalista) se deu o trabalho de escrever tamanha “IMBECILIDADE” sobre o AMAPÁ (viva o Amapá existe… ignorância do corno GOIANO). A única comprovação que o Sr. Rogério Borges pode ter é que o tamanho de tal artigo escrito tem a mesma dimensão de seus CHIFRES. (huauhauhauhauha……. chega de piada).

Agora falando sério e transcrevendo dois trechos de seu imbecil artigo. Segue….

Rogério Borges – “Vem cá, alguém ai pode me provar, com evidências avassaladoras, que o Amapá existe? Nunca tive essa comprovação.”

Resposta “avassaladora”: Mesmo sendo irônico e com falta de humildade com nosso Estado, tal jornalista escreveu sobre o Amapá. (detalhe: ninguém percebeu).

Rogério Borges – “A Rede Globo já fez minisséries sobre o Acre, Rondônia, Fernando de Noronha, mas nunca sobre o Amapá. Se nem a Globo chegou ao Amapá, ninguém mais chega não!

Resposta avassaladora e comprovada pela REDE GLOBO: O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do Brasil e do mundo. O carnaval do Rio de Janeiro é transmitido para o Brasil e vários países do planeta. Em 2008 a escola de samba Beija-Flor de Nilópolis apresentou o enredo “MACAPABA EQUINÓCIO SOLAR VIAGENS FANTÁSTICAS AO MEIO DO MUNDO”, homenageando a cidade que completaria 250 anos. (detalhe: A Beija-Flor foi a CAMPEÃ do carnaval de 2008).

Vai o Recado

Sr. Rogério Borges

Se as comprovações citadas a você não forem suficiente de que o AMAPÁ existe. A única “abstração” é você.

Ivan Felipe Bezerra de Souza

Amapá/Macapá/Brasil

Nenhum comentário: