quarta-feira, 28 de abril de 2010

FEFAP vai realizar concurso para quadrilhas tradicionais


As quadrilhas tradicionais terão este ano uma programação especial e um concurso organizado pela Federação das Entidades Folclóricas do Amapá – FEFAP. Ao contrário dos atuais grupos estilizados, que desenvolve um tema e suas vestimentas são confeccionadas com cambraia bordada, chinchila, viscose e outros tecidos luxuosos, as tradicionais ainda usam chita, renda,chapéus de palha e dançam o serrote, maresia, fazem a grande roda e não esquecem o anarriê e o balanciê. “Não deixamos de ser luxuosos por isso, apenas resgatamos os passos antigos e não deixamos que essa parte da história seja esquecida”, fala Sandro Willian, marcador e presidente da Rosa dos Ventos, do lugar conhecido como Rabo da Gata.
As quadrilhas tradicionais nunca deixaram de existir, estão espalhadas em todo o Estado e a FEFAP tem 20 grupos federados que até ano passado participavam dos concursos junto com as estilizadas. As diferenças entre os dois estilos, desde trajes até coreografia, fez com que a FEFAP decidisse pela divisão no concurso. “Com a separação estamos respeitando o estilo de cada uma, há alguns anos as tradicionais, como a Rosa dos Ventos, ganharam notas maiores dos jurados e as estilizadas, mesmo com todo o luxo ficavam com notas inferiores, então para sermos justos, resolvemos que a partir deste ano seria diferente e nossa proposta foi aceita por todos os grupos”, fala a presidente da Federação Daiana Roniely.

Josi Santos, relações públicas do grupo Cai no Teu do bairro Nova Esperança, explica que muitos jovens preferem as estilizadas pela inovação dos passos e roupas, mas os que brincaram nas tradicionais e principalmente as crianças e adultos, que também compõem os grupos, gostam das tradicionais. “O Nova Esperança tem muitos grupos tradicionais, que ensaiam nas ruas e dançam as mesmas músicas de antigamente, mas são muito animadas” diz Josi. As estilizadas ainda mantém alguns passos tradicionais, mas o maior tempo é dedicado à cumprir a sinopse, seguir o roteiro e isso inclui passos de merengue, brega e outros estilos da moda.

Os quesitos e regras do concurso foram discutidas em reunião com representante da Federação e presidentes dos grupos que aconteceu na noite de ontem, 26. Ficou definido que serão julgados criatividade, passos de quadrilha, conjunto,quadrilha, marcador e indumentária. Serão escolhidos dois jurados para cada quesito. O valor do repasse é igual para os dois estilos e a presidente Daiana garante que as competições terão a mesma dimensão em estrutura. “Foi fundamental para a manutenção das tradicionais a separação, tem público e espaço pra todas, sempre fomos muito aplaudidos pelo público e reconhecidos pelos jurados, agora iremos escolher a melhor do nosso estilo, as estilizadas são muito bonitas de se ver, mas optamos pela manutenção das raízes da quadra junina”, diz Willian. O concurso das tradicionais será no dia 1º de julho.

Mariléia Maciel
Assessora de Comunicação-FEFAP

Nenhum comentário: