sexta-feira, 14 de maio de 2010

I Jornada de Trauma acontece HOJE sexta-feira

Está tudo pronto para um dos eventos científicos da área médica mais esperados deste ano, a 1ª Jornada de Trauma do Programa de Residência Médica em Cirurgia Geral de Macapá. O evento iniciará às 8h de hoje, sexta-feira (14), no Auditório do Sest/Senat – que fica localizado na rodovia Duca Serra. O objetivo é discutir as causas, conseqüências e tratamento de complicações oriundas de fratura nos ossos.

O coordenador da Jornada, o médico Pedromar Valadares, ressalta a importância do evento justificando com dados estatísticos. “O Trauma é hoje um grande problema para o setor da Saúde. Atualmente ele é a segunda causa de mortes no país e a primeira causa de morte para os indivíduos de 1 a 40 anos”, informou Valadares.

O Trauma

Trauma também quer dizer “Traumatismo” ou “pancada”, que significa desde uma simples “lesão”, causada por pequenos acidentes domésticos chegando até a acidentes “graves” ocorrido no trânsito, no trabalho ou mesmo na violência urbana como, por exemplo, brigas envolvendo armas de fogo ou armas branca( objetos perfuro cortantes

Dados

De acordo com relatório do Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes), acidentes no trânsito, lesão corporal por arma de fogo, e lesão corporal por arma branca fizeram 163 vítimas fatais em 2009. Neste ano, estas infrações já levaram 207 pessoas a darem entrada no Hospital de Emergências (HE).

Nenhum comentário: