quinta-feira, 27 de maio de 2010

SESA RESPONDE À COMUNIDADE


NOTA À IMPRENSA

Sobre os problemas que acarretaram a demora e paralisação temporária do agendamento dos exames laboratoriais do Laboratório de Análises Clínicas (LAC) no Hospital das Clinicas Alberto Lima, a chefia unidade esclarece o seguinte:

Em virtude da manutenção das instalações elétricas e dos aparelhos da Hematologia e da Bioquímica os exames dos dias 19, 20, 24, e 25 não foram realizados. Desde os últimos apagões na cidade houve uma alteração na rede elétrica que descalibrou os aparelhos e por conta disso, os técnicos da firma que prestam assistência e manutenção dos aparelhos se deslocaram para o laboratório do Hospital Alberto Lima  para solucionar esta variação . A quantidade de exames é muito grande se aproximando de 50.000 exames mês e com isso constantes manutenções devem ser feitas para que problemas desta natureza sejam solucionados.

Em razão desse fato técnico que ocorreu na rede de manutenção, a equipe desta unidade vem informar que o atendimento à população nos dias relacionados abaixo, foram agendados para dias que se seguem dentro de um novo agendamento.

Do dia 19 de maio será realizado no dia 01 de junho

Do dia 20 de maio será realizado no dia 02 de junho

Do dia 24 de maio será realizado no dia 07 de junho

Do dia 25 de maio será realizado no dia 08 de junho

Do dia 26 de maio será realizado no dia 11 de junho

Do dia 27 de maio será realizado no dia 14 de junho

 

 

 

A marcação será normalizada a partir do dia 07 de junho de 2010 quando os pacientes podem procurar esta unidade hospitalar e agendar seus exames.  Os exames serão  marcados  mediante um quantitativo de 40 a 70 pessoas por dia, dentro do que principia  o atendimento de ambulatório entre exames marcados para o Estado,  Prefeitura, interior do estado, redondeza dos municípios do Pará, PAI, Maternidade, além de uma quantidade enorme de exames que se  realiza para os pacientes internados.

 Em nota o diretor daquela unidade técnica informa que mensalmente, o laboratório do HCAL realiza controles para Nefrologia, Maternidade, entre outros exames que se ofertam para a população. Em virtude dessa demanda, surgem problemas que eventualmente acontecem e que são por esta chefia imediatamente comunicados a direção superior da unidade hospitalar, ou seja, a direção do  Hospital Alberto Lima  no intuito  de ser resolvido  o mais rápido possível.

Ressaltando-se para tanto que a especificidade de caso emblemático deve ter sua prioridade no laboratório, para que os serviços desta Secretaria de Saúde via laboratório possa ser preparado para um atendimento ágil e eficaz que a população amapaense precisa. O laboratório de HCAL está a disposição desta secretaria para qualquer esclarecimento. 

Eduardo Leal Franco – Chefe do Laboratório do HCAL

Nenhum comentário: