quinta-feira, 11 de março de 2010

NOTICIAS DO JUDICIÁRIO

Dando prosseguimento ao Concurso Público para Juiz Substitutoa Escola Judicial do Amapá (EJAP), iniciou neste mê de marçoo Curso de Formação Inicial, que terá duraçãode quatro meses.

O referido curso que faz parte do certame tambémé de caráter eliminatório e classificatório. Estaé a segunda semana em que os candidatos recebem aulas que estãosendo ministradas por diversos profissionais da área daJustiça.

Na última segunda-feira (08/03) o Juiz João MatosTeixeira iniciou a aula com a disciplina de número cinco do curso, cujotema é “Capacitação em Recursos daInformação”, com carga horária de 30 horas aulas. Oobjetivo da disciplina é proporcionar aos futuros juízes aprática de atos no processo Judicial Eletrônico ecapacitá-los para que possam utilizar o Sistema Tucujuris,disponibilizado pelo Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), queoferece os serviços de atos dos magistrado, despacho, decisão,sentença cível e criminal, além de tabelas do ConselhoNacional de Justiça (CNJ), atos dos juiz, interpretar o processo, asprovas e demais documentos no meio digital em substituição aopapel.

O conteúdo programático do curso trata especificamenteda informatização do Poder Judiciário e dos sistemasinformatizados à serviço da efetividade dos atos jurisdicionais.Durante esta semana os candidatos tiveram noçõesintrodutórias do principio da eficiência e o novo panorama daJustiça na era da informação, mudanças deparadigmas, processo judicial eletrônico, processo judicial virtual, autosfísicos e cadernos de provas. Também foi trabalhado os protocolosde comunicação e interoperação de sistemas,categorias e níveis de segurança, custos envolvidos e suadistribuição entre hardware, software e capacitaçãode pessoal.

Na terça-feira (09/03) a Escola Judicial recebeu a ilustrepresença da Sub-procuradora-Geral do Estado, Dra. Luciana Lima Marialvesde Melo. A mesma é natural de Brasília-DF, reside no Amapádesde 1980, é formada pela Universidade da Amazônia/PA, éespecialista em direito público pela Universidade Estácio deSá /RJ, professora das mais diversas áreas nas diversasinstituições de ensino superior do Estado do Amapá éatuante no direito constitucional, administrativo, internacional, financeiro,tributário, eleitoral e processo civil. A Sub-procuradora Dra. Luciana Lima ministrou uma palestra na EscolaJudicial para os candidatos alunos do Curso de Formação. Naocasião ela falou da missão institucional da Procuradoria-Geral doEstado de sua organização e estrutura funcional.

Nesta quarta-feira (10/03) os alunos do Curso de FormaçãoInicial, receberão aula de Psicologia ministrada pelo Psicologo, Dr.Marcílio Lima de Souza Filho, que trabalhou junto aos alunos a matéria de Relações Interpessoais.

Com informações: Ascom TJAP-David Diogo

Nenhum comentário: