
O referido curso que faz parte do certame tambémé de caráter eliminatório e classificatório. Estaé a segunda semana em que os candidatos recebem aulas que estãosendo ministradas por diversos profissionais da área daJustiça.
Na última segunda-feira (08/03) o Juiz João MatosTeixeira iniciou a aula com a disciplina de número cinco do curso, cujotema é “Capacitação em Recursos daInformação”, com carga horária de 30 horas aulas. Oobjetivo da disciplina é proporcionar aos futuros juízes aprática de atos no processo Judicial Eletrônico ecapacitá-los para que possam utilizar o Sistema Tucujuris,disponibilizado pelo Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), queoferece os serviços de atos dos magistrado, despacho, decisão,sentença cível e criminal, além de tabelas do ConselhoNacional de Justiça (CNJ), atos dos juiz, interpretar o processo, asprovas e demais documentos no meio digital em substituição aopapel.
O conteúdo programático do curso trata especificamenteda informatização do Poder Judiciário e dos sistemasinformatizados à serviço da efetividade dos atos jurisdicionais.Durante esta semana os candidatos tiveram noçõesintrodutórias do principio da eficiência e o novo panorama daJustiça na era da informação, mudanças deparadigmas, processo judicial eletrônico, processo judicial virtual, autosfísicos e cadernos de provas. Também foi trabalhado os protocolosde comunicação e interoperação de sistemas,categorias e níveis de segurança, custos envolvidos e suadistribuição entre hardware, software e capacitaçãode pessoal.
Na terça-feira (09/03) a Escola Judicial recebeu a ilustrepresença da Sub-procuradora-Geral do Estado, Dra. Luciana Lima Marialvesde Melo. A mesma é natural de Brasília-DF, reside no Amapádesde 1980, é formada pela Universidade da Amazônia/PA, éespecialista em direito público pela Universidade Estácio deSá /RJ, professora das mais diversas áreas nas diversasinstituições de ensino superior do Estado do Amapá éatuante no direito constitucional, administrativo, internacional, financeiro,tributário, eleitoral e processo civil. A Sub-procuradora Dra. Luciana Lima ministrou uma palestra na EscolaJudicial para os candidatos alunos do Curso de Formação. Naocasião ela falou da missão institucional da Procuradoria-Geral doEstado de sua organização e estrutura funcional.
Nesta quarta-feira (10/03) os alunos do Curso de FormaçãoInicial, receberão aula de Psicologia ministrada pelo Psicologo, Dr.Marcílio Lima de Souza Filho, que trabalhou junto aos alunos a matéria de Relações Interpessoais.
Com informações: Ascom TJAP-David Diogo
Nenhum comentário:
Postar um comentário