terça-feira, 30 de março de 2010

UPAS - NOVIDADES PARA ESTE ANO

Representantes do Ministério da Saúde (MS) estiveram reunidos nesta segunda-feira, 29, com os Secretários Municipais de Saúde de Oiapoque, Laranjal do Jarí e Macapá, para acertarem os últimos detalhes para a construção das Unidades de Pronto Atendimento (UPA). O encontro aconteceu na Secretária Estadual de Saúde (SESA).

Durante a reunião foram apresentadas as propostas do MS para a implantação de políticas de urgências e emergências no Estado. O referido plano prevê que as novas UPA’s com Salas de Estabilização serão construídas e administradas pela SESA. Já os municípios ficariam responsáveis em cede o local para a construção das Unidades.

Durante a reunião os gestores evidenciaram a necessidade de mais uma UPA em Macapá. Os representantes do Ministério disseram que vão estudar a possibilidade com bastante brevidade.

Além da proposta da construção das novas Unidades de Atendimento, os representantes do MS, irão reunir-se com as Secretarias Municipais e Estadual de Saúde para elaborarem o plano para a criação do Sistema Integrado de Saúde das Fronteiras. O encontro acontece nesta terça-feira, 30, na Universidade Federal do Amapá.


ANO QUE VEM = 2011

A coordenadora estadual do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Alessandra Cascaes, informou que estão previstos para o ano de 2011 a construção de Upa’s e Salas de Estabilização nos municípios de Calçoene, Tartarugalzinho, Vitória do Jarí, Porto Grade e em Balique – distrito de Macapá.

Informações: Elder Abreu-SESA

Nenhum comentário: