sábado, 13 de fevereiro de 2010

Carnaval paraense é destaque fora do estado

A diversidade marca o Carnaval no Pará. A mistura de festas populares e belezas naturais fazem um grande atrativo para muitos dos nossos 144 municípios. Foi com essa marca que o Carnaval paraense ganhou destaque essa semana em vários veículos de imprensa pelo país afora. O Jornal da Cidade de Bauru, por exemplo, publicou matéria recomendando as praias e as festas paraenses.
Uma das festividades recomendadas foi o Carnarimbó, no município de Marapanim, região nordeste do estado, onde há mais de 10 anos cerca de 80 mil pessoas se reúnem para celebrar ao som do mais tradicional estilo musical paraense.

Terra de Mestre Lucindo, um dos precursores do estilo, Marapanim recebe visitantes de todo o estado que brincam em blocos, escolas de samba e trios elétricos. Além das festas, a reportagem ressalta as belezas naturais como a praia do Crispim, muito concorrida nessa época.

Outra manifestação cultural anunciada é o bloco "Pretinhos do mangue", que em sai pelas ruas de Curuçá, há 130 quilômetros da capital, coberto de lama do mangue, protestando de forma irreverente contra a destruição da natureza.O bloco começou em 1989 quando um grupo de amigos decidiu pegar caranguejo no mangue e se surpreendeu com a falta do crustáceo. Decidiram protestar andando pela cidade cobertos com lama. A cada ano o bloco vem aumentando e a festa é incrementada com trios elétricos e blocos de carnaval.

O site Pingado também exaltou a festa do município de São Caetano das Odivelas, a 100 quilômetros de Belém, onde a animação fica por conta do "Boi de Máscara", blocos que são puxados sob o símbolo de um boi. Os mais tradicionais bois de máscara, o Tinga e o Faceiro, são também os arrastões mais disputados entre os nove blocos que participam. "Há, inclusive, a exemplo dos famosos bois Garantido e Caprichoso, de Parintins (AM), uma disputa entre os participantes. Outro destaque da cidade são as suas bandas musicais", diz o site. Aos domingos de Carnaval, a partir de 5h30, é costume a comunidade de São Caetano acordar ao som destas bandas, que percorrem as ruas da cidade durante uma hora, movimento conhecido como "Alvorada Musical".

O Carnaval Paraense tem também festas tradicionais como o Carnapauxis, realizado em Obidos, onde impera a figura do Mascarado Fobó, um folião que vesta mascara e roupão colorido e foi incorporado através da tradição européia. Além dos concorridos blocos, a festa de Óbidos é incrementada com atrações musicais e belezas naturais como banhos de rios e cachoeiras.

Na capital, um dos destaques, além dos desfiles de escolas de samba, que receberam mais de R$ 2 milhões em subvenção este ano, é a Escola de Samba Crias do Curro Velho, que desfilou no último final de semana. Os brincantes do Curro Velho desfilaram no domingo (7), pelas ruas do centro de Belém. Na ocasião, foi lançada a Campanha Nacional de Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes 2010. Neste ano, participaram aproximadamente 500 crianças e adolescentes, distribuídos em três carros alegóricos, dois casais de mestre-sala e porta-bandeira, um porta-estandarte, oito alas, comissão de frente e uma média de 160 ritmistas na bateria.

Para que o paraense possa aproveitar este Carnaval em paz, foi montada uma ação conjunta das polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Detran e polícias rodoviárias Federal e Estadual que garantem a segurança dos foliões. O governo disponibiliza 2.100 policiais militares, 130 policiais civis e 130 homens do Corpo de Bombeiros para a operação. A Polícia Militar vai reforçar o policiamento em 33 municípios, onde as festas ou a atividade balneária são mais intensas.


MINHA OPINIÃO:

Bem que Macapá devia seguir os bons exemplos do Pará e fazer também seu carnaval diferenciado, ou seja, com peculiaridades de cada região.

Hoje o que se vê no Estado, é uma farra de música baiana. Estão até fazendo Mazagão Folia, Curiaú folia, Pedreira Folia... do jeito que vai, não tem tradição que resista.

Bom para os "criadores" dessas folias, que ficam a cada ano com um bom dinheiro no bolso e sentem-se verdadeiros "donos" da Folia.

Você sabe de quem estou falando... C V L Z , Entedeu ou quer que eu desenhe?

Um comentário:

Pandora Bezarious disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.