quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Escolas do Amapá liberam estudantes em razão da falta de merenda escolar

Por Eduardo Neves

Se não bastasse às denúncias de desvio de R$200 milhões da secretaria de Estado da Educação (SEED), divulgados pelo Ministério Público Estadual (MPE/AP), na última sexta-feira,19. Neste início de ano letivo o caos na educação chega ao extremo com a falta de merenda escolar em várias escolas do Estado.

A denúncia chegou na manhã desta quinta-feira, 25, ao conhecimento do deputado estadual Camilo Capiberibe (PSB/AP), através de uma mãe de aluno da Escola Estadual Marechal Castelo Branco, que preferiu não se identificar.

De acordo com a denúncia, a direção da escola decretou o turno da fome, e está liberando os alunos mais cedo, em razão da falta de merenda escolar. “Eu fico preocupada porque as aulas já começaram atrasadas e agora o meu filho está perdendo aula em razão da irresponsabilidade dos nossos governantes”, denunciou a mãe do aluno.

Ouvindo a denúncia, o deputado Camilo, pediu para que a sua assessoria fizesse um breve levantamento das escolas que estão na mesma situação. Em poucos minutos foi confirmada a informação da falta de merenda escolar generalizada, que atingem também as escolas Rivanda Nazaré, Padre Dário, Raimunda dos Passos, Santa Maria, Augusto dos Anjos, José de Alencar, Jesus de Nazaré e muitas outras em Macapá.

O caos também foi constado no município de Santana nas escolas Almirante Barroso, São Benedito, Everaldo Vasconcelos, Walcir Lima, Augusto Antunes e na escola Barroso Tostes onde as aulas ainda não iniciaram. No município de Laranjal do Jarí a SEED, não informou porque o ano letivo ainda não começou.

Diante das denuncias o deputado Camilo Capiberibe (PSB/AP), entrará com requerimento na Assembléia Legislativa do Amapá, solicitando ao governador Waldez Góes (PDT/AP) e ao secretário de educação, Adauto Bitencourt, acusado pelo Ministério Público Estadual de chefiar o esquema de corrupção na SEED, para que regularizem a merenda escolar na rede estadual de ensino imediatamente.

“Não podemos aceitar que as nossas crianças deixem de freqüentar a sala de aula, por falta de merenda escolar. É um direito garantido por Lei e é necessário que se restabeleça a merenda nas escolas”, cobra o deputado Camilo Capiberibe.

Nenhum comentário: