quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

PALHAÇADA NO CARNAVAL

O fato ocorrido ontem, durante a apuração do Carnaval de Macapá, só vem confirmar o que tenho dito há muito tempo: O carnaval amapaense ainda está muito distante de um profissionalismo. Na Liga, entidade que representa as escolas de samba, falta administração, conselheiros competentes, técnicos da área e até segurança. Enquanto acompanhava a “bagunça” no sambódromo de Macapá, também estava acompanhando a apuração do Rio de Janeiro. Outra vez é exposto “o Luxo e Lixo” do Carnaval, por sinal já escrevia esta semana sobre esta comparação.
É claro que no carnaval macapaense existem muitas pessoas engajadas, responsáveis e intimamente ligadas as suas agremiações, mas também existem oportunistas, que estão ali para “galgar” cargos políticos, minuto de fama e pura especulação financeira. Situação protagonizada por alguns diretores e torcedores da Escola Boêmios do Laguinho, que em certo momento pareciam que eram “donos do carnaval”. Era diretor dando “soco” pra cá e pra “lá”, soltando palavrões impublicáveis.
Por um momento, o carnaval amapaense deixou de ser sinônimo de alegria e passou a ser uma “batalha campal”.

A VERDADE

A grande verdade é que Governo, Prefeitura e empresas precisam repensar no que tange a patrocinio do Carnaval do Amapá. São milhões de reais que foram investidos em uma área que não traz retorno social ou econômico.
A liga está inadimplente e precisa que os repasses públicos sejam feitos através de outras agremiações carnavalesca. Motivo de “irresponsabilidade” por parte do governo, pois conforme a lei: “Não é devido fazer convênio com entidades que estejam em situação irregular” , ou você acha que vou abrir um crediário em uma loja se eu estiver com o nome no SPC??.
Por outro lado, o Presidente Egidio, da Maracatu da Favela, bravou nos microfones da Amapá FM, que tudo aquilo era resultado de inúmeras reuniões feitas às portas fechadas, entre a diretoria da liga e “certos” presidentes de escolas.


O DESFECHO

No carnaval de Macapá todo mundo é campeão!


Minha opinião:
Os carnalescos, liga, "pai trocinadores", caciques e metidos a saber de tudo, devem procurar fazer um "work shop" com os meninos de Parintins, Santarém, Óbidos, Itacoatiara e Manacapurú. Ali a turma da Cultura sabe transformar festa popular em geração de renda e beneficio social.
Aprendam, nunca será tarde demais.

Nenhum comentário: